Milhares de pessoas recebem Lula em Porto Alegre

A vice-presidenta do PCdoB, Manuela d’ Ávila, conclamou todos a construir o caminho para a mudança. Ela destacou que todos conhecem a dor da fome, do desemprego, da perda de familiares para a Covid e da violência

Reprodução Instagram

Vindas de várias partes do Rio Grande do Sul, milhares de pessoas participam nesta quarta-feira (1º) de ato em defesa da soberania com a presença do ex-presidente Lula (PT) e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), no espaço Pepsi on Stage, em Porto Alegre. O evento contou com a participação de lideranças políticas e sociais, que falaram sobre a grave crise social e econômica em que o país está mergulhado sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e a necessidade de mudar os rumos do Brasil.

Foto: Priscila Lobregatte

Os gaúchos expressam a esperança com o projeto de nação que poderá emergir das urnas em outubro. O local, com capacidade para 5 mil pessoas, ficou lotado.

Uma série de entrevistas com lideranças foi transmitida ao vivo por telão. Geração de emprego, distribuição de renda, garantia de direitos, fortalecimento dos serviços públicos, em especial a saúde e a educação, defesa da soberania e das empresas estatais, direito à moradia, combate às desigualdades, ao preconceito e à violência e a luta contra o fascismo foram alguns dos temas que permearam as falas das lideranças presentes.

Leia também: Movimentos sociais querem Lula para retomar políticas públicas

A vice-presidenta do PCdoB, Manuela d’ Ávila, conclamou todos a construir o caminho para a mudança. Ela destacou que cada um dos presentes conhece a dor da fome, do desemprego, da perda de familiares para a Covid e da violência, motivos que justificam a mobilização e a luta contra a atual realidade. Também salientou a necessidade de conversar com o povo, independentemente de sua preferência política, principalmente ouvindo suas necessidades e dialogando sobre o que está em jogo.

Foto: Priscila Lobregatte

O vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT), salientou que esta é a hora “de derrotar o fascismo; de derrotar essa turba que nos mata de fome e violência. Temos a responsabilidade de trazer o amor e a resistência”.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) salientou: “estamos aqui para dizer que é fundamental dar um basta no delinquente que está no Palácio do Planalto. Não é hora para diferenças. Ninguém aguenta mais respirar sob Bolsonaro. Vamos colocá-lo na lata de lixo da história”.

Leia também: Lula se emociona com leitura das cartas que recebeu na prisão

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) afirmou que “hoje é um marco histórico da luta contra essa direita arcaica também no Rio Grande do Sul”. E acrescentou que Lula e Edegar Pretto, pré-candidato ao governo, são a esperança de um Brasil e um Rio Grande melhor”.

Lideranças do PV também estiveram presentes e destacaram que este é o momento de resgatar o orgulho de ser brasileiro e acabar com desgoverno Bolsonaro.