Vice-governadora de PE visita comunidades afetadas por chuva em Olinda

“Nesses momentos, é muito importante a presença das pessoas que têm responsabilidade no Estado”, disse Luciana Santos

Foto: ASCOM

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, visitou, nesta terça-feira (31), moradores de Olinda afetados pelas chuvas da última semana. Ao lado da vereadora Dete Silva, ela esteve no bairro de Rio Doce, para verificar a situação da população, ouvir as demandas e se solidarizar com as famílias. 

Logo pela manhã, Luciana foi até o Residencial Júlia Beatriz, onde há coleta de doações para as vítimas do temporal. Em seguida, visitou a Escola Municipal Pró Menor, transformada em abrigo para famílias que perderam suas casas ou foram desalojadas de áreas de risco ou alagadas. 

A vice-governadora também conversou com os moradores da Comunidade do Beco da Gaiola e com a população acolhida na Associação dos Moradores da 5ª etapa e na Associação dos Soldados de Cristo. 

“Nesses momentos, é muito importante a presença das pessoas que têm responsabilidade no Estado. Por isso, assim como o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos, temos feito essas visitas”, disse Luciana. 

Ela lembrou que, quando foi prefeita de Olinda, atuou, com forte investimento, para ter um Defesa Civil à altura dos desafios da cidade, com um plano de monitoramento dos pontos de baixo, médio e alto risco. 

“Hoje, vimos de perto o drama das famílias. E foi muito importante poder mostrar solidariedade e a nossa disposição de trabalhar, seja para atender às vítimas, seja para evitar que as chuvas causem novos danos e sofrimento”, apontou.

Entre as medidas anunciadas pelo estado, Luciana destacou a atuação da defesa civil estadual e a liberação de R$ 100 milhões para atender aos municípios.

A vice-governadora informou que voltará a Olinda, para visita ao Canal do Fragoso, com as máquinas que atuam na limpeza e desobstrução dos canais,  tão logo baixem as águas. 

Foto: Diego Galba

“Essa semana  ainda teremos chuvas moderadas, mas estamos cuidando das pessoas, in loco, dando condições para a estrutura nos abrigos e fazendo tudo que estiver ao nosso alcance, com ações para curto, médio e longo prazo, num momento tão difícil na vida dos pernambucanos”, afirmou.

À tarde – acompanhada de integrantes do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) Paulo André e Carla Eduarda -, Luciana visitou a Ocupação Anastácia, no Areial, em Peixinhos.

Fotos: Diego Galba

Autor