Fórum da Internet no Brasil debate temas da área em Natal (RN)

A programação contará com 27 workshops que discutirão informações e conteúdos digitais; infraestrutura, acesso e conectividade; privacidade e segurança, entre outros temas.

O 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, que, neste ano, volta a ser presencial, teve início nesta terça-feira (31) e vai até 3 de junho em Natal (RN).

Diversidade e gênero na tecnologia; regulação de plataformas e compensações à atividade jornalística; os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do evento.

O Fórum, com inscrições são gratuitas também está sendo transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

A programação contará com 27 workshops que discutirão dados, informações e conteúdos digitais; diversidade e inclusão; infraestrutura, acesso e conectividade; Internet, sociedade e cidadania; privacidade e segurança e questões jurídicas, regulatórias e extraterritoriais.

A primeira sessão principal, “Diversidade e Gênero nas TIC: uma agenda para inclusão e representatividade”, acontece nesta quarta-feira (1º/6), das 10h às 12h, e abordará os impactos da tecnologia na sociedade e os efeitos da exclusão digital a partir de uma perspectiva sociotécnica. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), participa deste debate.

Entre os debates está como o uso das novas tecnologias pode reproduzir padrões de gênero e sexualidade, aprofundando desigualdades sociais; como a tecnologia pode ser usada para a ressignificação de estereótipos; qual é o papel da tecnologia para o empoderamento de grupos sociais vulnerabilizados; e como fortalecer a sua representatividade no meio.

Na quinta-feira (2/6), no mesmo horário, a discussão será sobre como os produtores culturais e os veículos jornalísticos têm sido afetados pelo crescente avanço da economia digital baseada em plataformas de distribuição de conteúdo. Nomeada “Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística”, a sessão buscará refletir acerca dos impactos da formação de oligopólios, das grandes plataformas digitais na competição pelo mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; as disputas por anunciantes entre plataformas digitais e veículos, e os mecanismos de redistribuição de recursos publicitários.

Na sexta-feira (3/6), também das 10h às 12h, a sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi” apresentará ao público um pouco da trajetória pioneira do pesquisador e acadêmico, que faleceu em abril. Tadao se envolveu nos mais importantes processos ligados à origem da rede no país, como a criação do CGI.br, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a provisão de Internet aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92 ou Rio-92. A sessão também discutirá a importância da Conferência para o desenvolvimento da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e novas lideranças, empenhados na melhoria constante da rede no Brasil.

“São inúmeras as contribuições do Tadao para o desenvolvimento da Internet em nosso país. Nesta sessão, além de destacar a relevância de seu trabalho, também abordaremos os diversos esforços individuais e coletivos para a expansão da rede, promovendo um espaço de debate e trocas de experiências sobre o passado, o presente e o futuro da rede em nosso país”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos integrantes dessa atividade do Fórum.

Na programação do FIB, além das sessões principais, haverá uma cerimônia de abertura no dia 1/6, com a presença confirmada de Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br. Também participarão Nivaldo Cleto (conselheiro representante do Setor Empresarial), Percival Henriques (conselheiro representante do Terceiro Setor), Maximiliano Martinhão (conselheiro representante do Setor Governamental) e Gustavo Paiva (coordenador Local do FIB12).

Haverá solenidade de encerramento no dia 3/6, além da realização dos 27 workshops sugeridos pela comunidade brasileira em governança da Internet ao longo do evento, reunindo no mesmo espaço representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica.

Veja a programação em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/.

“Mais uma vez, o FIB abrirá um amplo espaço de discussões entre representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários da Internet no Brasil, visando a proposição de ideias e reflexões sobre as oportunidades e desafios para a contínua expansão da rede no país”, afirma José Gontijo, coordenador do CGI.br.

Certificado de participação

O certificado de participação será concedido aos que se inscreverem até 3 de junho (último dia do FIB12) e acompanharem o evento presencialmente. Quem não puder participar no local, poderá acompanhar as discussões ao vivo em https://www.youtube.com/NICbrvideos. A inscrição, neste caso, não é obrigatória. No entanto, ao efetivá-la, o inscrito também terá direito ao certificado de participação. Para a emissão do mesmo, será necessário seguir os passos indicados no chat durante a transmissão do evento pelo YouTube.

Pré-IGF

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Evento:

12º Fórum da Internet no Brasil – FIB12

Dias: de terça-feira (31/05) à sexta-feira (3/06)

Local: Hotel Holiday Inn – Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova – Natal

Horários: terça (“dia zero”, das 9h às 17h30); quarta (das 9h às 18h40); quinta (das 10h às 18h40) e sexta (das 10h às 18h40)

Transmissão: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/

Com informações: Assessoria de Comunicação – NIC.br

Autor