Partido Comunista Sudanês enfrenta repressão da Junta Militar, PCdoB expressa solidariedade

Junta Militar reprime movimento pela democracia.

Muhammad Mukhtar Al-Khatib, Secretário-Geral do Partido Comunista Sudanês

Em abril de 2019 um golpe militar derrubou o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, que estava há 30 anos no poder, ao qual ascendeu também através de um golpe militar que ele, com a patente de brigadeiro, liderou em 1989. Um forte movimento popular opositor, que já estava em movimento, desde então tem promovido massivas manifestações contra a junta militar que assumiu o governo, exigindo a passagem do poder aos civis e eleições livres. O Partido Comunista Sudanês (PCS) é um dos principais atores políticos da resistência e no último dia 20 de maio divulgou um comunicado denunciando a prisão de seus dirigentes. Os dois camaradas presos citados no comunicado (o Secretário-Geral, Muhammad Mukhtar Al-Khatib e Salih Mahmoud, membro do Birô Político) já foram libertados, mas dois dias depois (22/5) outro integrante do BP foi detido: Amal Alzai. Leia, abaixo, o comunicado e, em seguida, a mensagem de solidariedade do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Caros camaradas,

– Após as reuniões entre a delegação do PCS com o Movimento para a Libertação do Sudão e o Movimento Popular para a Libertação do Sudão, em Juba, capital da República do Sudão do Sul, e em Kawda, respectivamente, a delegação PCS foi detida brevemente em Juba e depois libertada e autorizada a voar de volta para Cartum.

– A principal missão da delegação era consultar com ambos os grupos a possibilidade de ações conjuntas para unificar as forças que defendem mudanças radicais em uma ampla frente visando derrubar o regime da junta através da intensificação da ação pacífica de massas.

– Ao chegar a Cartum, o camarada Salih Mahmoud foi detido pelas forças de segurança sudanesas. Os camaradas Al-Khatib e o camarada Amal Alzain deixaram o aeroporto e convocaram uma conferência de imprensa na sede do partido.

– Mais tarde, a força de segurança armada especial entrou na residência do camarada Al-Khatib e o prendeu. Ele foi levado para um centro de detenção desconhecido.

– O Birô Político do PCS condena veementemente as recentes ações repressivas dirigidas contra seus líderes e exige a libertação imediata dos camaradas Al-Khatib -Secretário Geral do CC, e do camarada Salih Mahmoud, membro do Birô Político.

– O PCS pede a todos os partidos comunistas e operários que condenem os recentes ataques ao partido e ao movimento democrático de massa, especialmente a detenção injustificada dos camaradas Alkhateeb e Salih Mahmoud e exijam a libertação imediata dos dois camaradas.

– O PCS continuará seus esforços e lutará ao lado das grandes massas para derrotar o atual regime da junta e estabelecer um regime integralmente civil e democrático.

Fathi Alfadl,

 Secretário de Comunicação – PCS

PCdoB expressa solidariedade ao Partido Comunista Sudanês

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) condena energicamente a repressão contra o movimento popular e os dirigentes do Partido Comunista Sudanês (PCS), promovida pela Junta Militar, e exige o fim das perseguições e a libertação imediata de Amal Alzai, membro do Comitê Central do PCS e de todos os presos políticos.

Aos militantes e dirigentes do PCS, bem como ao povo do Sudão, que corajosamente ocupa as ruas lutando por democracia e eleições livres, expressamos nossa indeclinável solidariedade.

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais do PCdoB

Brasília, 25 de maio de 2022