PCdoB na TV destaca protagonismo feminino e esperança

As inserções nacionais vão ao ar a partir deste sábado (21) nas emissoras de televisão e rádio do país. Logo após a exibição, os vídeos estarão disponíveis nos veículos de Comunicação do PCdoB e nas redes sociais oficiais do Partido.

A propaganda partidária do PCdoB terá início a partir deste sábado (21), nos intervalos comerciais das emissoras de rádio e televisão, entre 19h30 e 22h30, em todo o país – com reapresentação nos dias 24, 26, 28 e 31 de maio.

As duas peças foram concebidas pela jornalista Renata Mielli, secretária nacional de Comunicação do PCdoB, e dirigidas por Ana Petta e Paulo Celestino, e levam uma mensagem de esperança do partido e outra de incentivo à atuação política das mulheres. Neste caso, o protagonismo feminino na ação política Partido é destaque. Já o outro vídeo mostra a necessidade de uma ampla união de forças políticas e sociais para derrotar Bolsonaro e resgatar o Brasil da destruição provocada pelo atual governo.

Protagonismo feminino

Renata Mielli ressalta que o programa demonstra como o PCdoB estimula a ação política das mulheres nas diversas frentes de atuação do partido.  Uma demonstração disso é o fato de o partido ser presidido por Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e ter entre suas expressões políticas a ex-deputada Manuela d’Ávila, as deputadas Jandira Feghali, Alice Portugal, Perpétua Almeida e Leci Brandão, entre outras. Além disso, em muitos estados e municípios brasileiros o partido é presidido por mulheres e muitas comunistas também se destacam nos movimentos sociais.

Segundo a dirigente nacional dos comunistas, “a participação das mulheres no PCdoB não fica só no discurso político, é uma prática que já é exercitada há muitos e muitos anos. É fruto da compreensão que nós, do PCdoB, temos. É sobre a importância da mulher para a emancipação da sociedade e para a transformação social. 

Leia também: No Brasil de Bolsonaro, só homens debatem sobre mulheres na política

Indignação para acabar com a miséria

O outro vídeo apresenta a destruição nacional promovida por Bolsonaro e mostra a necessidade de ser dar um fim ao descalabro em que se encontra o país. “Dar um basta ao cenário de miséria, de destruição do país, de ataque à vida e aos direitos das pessoas, de ataque às instituições e à infraestrutura promovidos pelo governo Bolsonaro”, afirma a dirigente.

Para Renata, a propaganda leva uma mensagem de indignação e, ao mesmo tempo, de união e de mudança. “Não podemos ficar de braços cruzados diante da destruição do nosso país. Por isso, é preciso que a gente, juntos e juntas, levemos em conta a Esperança de que se nos unirmos conseguiremos mudar”.

Leia também: Federação Brasil da Esperança une partidos com tradição democrática

Linguagem e estética

As peças apresentam uma linguagem mais dinâmica, contemporânea, equilibrada entre conteúdo e emoção, e, em apenas trinta segundos. Neste sentido, buscou-se uma mensagem que se aproximasse da linguagem das redes sociais.

Renata Mielli informa que o roteiro associa um texto político a uma forma sintética e clara. “O texto é político, mas a tentativa foi conseguir, ao mesmo tempo, equilibrar o conteúdo dos problemas que nós precisamos enfrentar, com um toque de emoção. Porque o ser humano é movido a emoção”, ressalta.

O formato do programa apresenta as principais lideranças políticas e sociais do PCdoB em forma de jogral. “O PCdoB tem uma cara que se expressa através de nossas lideranças, de homens e mulheres que estão todos os dias na luta. Trazer a mensagem na voz dessas lideranças expressivas, trazer essa verdade, essa forma de dialogar com a sociedade, foi isso que nos motivou fazer um jogral”, esclareceu.

Os diretores Paulo Celestino e Ana Petta ressaltaram que o maior desafio foi trabalhar com tantas lideranças em apenas trinta segundos. “A coordenação da secretaria nacional de Comunicação foi fundamental para encontrarmos a linguagem e trabalharmos na edição. Estamos felizes também com o resultado”, afirmou Ana Petta.

“Trabalhamos com o ritmo de jogo de imagens entre as pessoas e as fotos, isso criou um dinamismo, sem perder a mensagem central. E isso deu ótima qualidade às peças”, disse Paulo.

Florescer a Esperança

Renata Mielli completou dizendo que o PCdoB leva para a sociedade a mensagem de Esperança. “E a Esperança é algo que nos move. A Esperança é um sentimento que nos leva a agir, para buscar transformar as coisas e é essa Esperança que nós queremos mobilizar não só a militância do PCdoB, mas a sociedade para que a gente possa vencer esse governo e reconstruir o país. É um novo momento para os caminhos para a recuperação do Brasil. Acho que essas são as principais mensagens que os nossos programas trazem”, ressaltou a secretária.

Espaço e direito de divulgação de ideias

Diferente da propaganda eleitoral, a propaganda  partidária tem o objetivo de apresentar ideias do partido à sociedade. Renata Mielli considera importante o retorno desse direito vedado por cinco anos.

“É preciso garantir o espaço de divulgação das ideias partidárias nos meios de comunicação que são alvo de concessão pública. Mesmo que ainda em tempo insuficiente, mas já é um passo no sentido de a gente garantir que tenhamos alguma janela de divulgação e das nossas ideias de forma massiva”, disse.

Leia também: É preciso deter o golpe para garantir a democracia no Brasil

Para a dirigente, esse tipo de propaganda deveria ser assegurado também para outras organizações da sociedade civil. “É um mecanismo fundamental para que a sociedade possa conhecer e projetos, propostas de setores mais amplos da sociedade”, completou.

As inserções nacionais vão ao ar a partir deste sábado (21) nas emissoras de televisão e rádio do país. Logo após a exibição, os vídeos estarão disponíveis nos veículos de Comunicação do PCdoB e nas redes sociais oficiais do Partido.

*Com informações do Portal do PCdoB

Autor