Bolsonaro é repudiado após mais uma disparada no preço da conta de luz

“É o Brasil no escuro por conta do desgoverno Bolsonaro! Somos resistência e iremos derrubá-lo nas urnas!”, protestou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)

(Fotomontagem Eletron Energia)

A política econômica do desgoverno Bolsonaro tem causado tragédia na vida das famílias brasileiras que estão fazendo escolhas entre pagar suas contas e se alimentar. A situação é cada vez pior. Não bastasse o desemprego e inflação nas alturas, na próxima semana a conta de luz vai aumentar em média 12% em todo o país.

De acordo com TR Soluções, são quatro pontos percentuais acima do reajuste concedido no ano passado, 8%. Pelos cálculos, a região Nordeste será a mais afetada com aumento na tarifa residencial de 17%, seguido do Sudeste com 13%, Norte 10%, Centro-Oeste 9,5% e Sul 3%.

No Congresso Nacional, a reação foi imediata. “Se não bastasse o aumento dos preços dos alimentos, do gás e da gasolina, a conta de energia ficará mais cara. No Nordeste o reajuste será de 17%. É o Brasil no escuro por conta do desgoverno Bolsonaro! Somos resistência e iremos derrubá-lo nas urnas!”, protestou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Leia também: Inflação de 1,06% é a mais alta para abril desde 1996

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também reagiu com indignação: “Mais um aumento na conta de luz! Os aumentos chegam até 25%. É um absurdo completo com os consumidores brasileiros, que não aguentam mais. Bolsonaro quer deixar o Brasil no escuro.”

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), as consequências na vida dos brasileiros são avassaladoras. “As famílias mais pobres já começam a desligar eletrodomésticos. Viver no escuro para conseguir pagar a comida. É o Brasil das trevas de Bolsonaro. Em outubro, a resposta na urna!”, convocou.

“Mais um aumento na conta de energia à vista. No Nordeste, a tarifa residencial deve aumentar, em média, 17%; no Sudeste, 13%. A gente não aguenta mais tantos aumentos. Eu vejo LUIZ no fim do túnel. #VoltaLula #Lula2022”, postou no Twitter a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) diz que é um absurdo o que Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia) fazem com o país. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) prevê que o consumidor vai ter que decidir se compra comida ou paga boleto. “Está insuportável viver no Brasil de Bolsonaro!”, criticou.

“Enquanto Bolsonaro se preocupa em realizar motociatas e passear de jet sky, o povo sofre para sobreviver com o mínimo. E as coisas tendem a piorar”, afirmou o deputado Rogério Correias (PT-MG).

Senadores

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), avalia a situação como grave. “Não basta comida cara, gasolina cara e desemprego. Agora os brasileiros vão pagar mais caro também na conta de energia. No Norte, a alta será de 10%! Bolsonaro não soluciona problemas, dá subsídios indevidos a quem não precisa e os mais vulneráveis padecem!”, criticou.

“Semana começa com um dilema da vida real para muitos brasileiros. Resultado da tragédia que é a política econômica do governo Bolsonaro: uma família tendo que escolher entre pagar uma conta ou comer”, escreveu no Twitter o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Autor