Epidemia misteriosa de hepatite aguda: prepare-se para lidar com isso

A OMS ainda investiga os casos que surgem entre crianças em 20 países. Há registros em crianças que não foram vacinadas contra covid. No Brasil, o Ministério da Saúde monitora 28 casos em sete estados.

A pandemia de COVID-19 ainda não acalmou, o mundo está novamente enfrentando o desafio de um novo surto de doença que ataca crianças: hepatite aguda de etiologia desconhecida .

Globalmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1º de maio, havia pelo menos 300 casos de hepatite aguda em 20 países. Isso não inclui os relatórios adicionais dos 50 casos ainda sob investigação. Este caso continuará a crescer junto com os relatórios que entram em cada país para a OMS. A OMS declarou esta doença uma praga .

No Brasil, o Ministério da Saúde está monitorando os 28 casos em sete estados, até o momento. As secretarias estaduais de Saúde notificam três no Paraná, quatro em Minas Gerais, sete no Rio de Janeiro, onde um bebê de 8 meses morreu com suspeita da doença, e oito casos em São Paulo, dois no Espírito Santo, dois em Pernambuco e dois Santa Catarina. 

O pesquisador e analista político do Ministério da Saúde da Indonésia, Kambang Sariadji, escreveu no The Conversation é que precisamos conhecer os sintomas para que possamos tomar medidas imediatas. Em meio a esse caso de doença, que ainda está sendo investigado, os governos central e local, associações de profissionais médicos, unidades de saúde, profissionais de saúde e a população precisam estar preparados para antecipar a chegada dessa doença.

Sintomas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em 5 de abril de 2022 declarou que havia 10 casos de hepatite aguda de etiologia desconhecida afetando crianças com menos de 10 anos em toda a Escócia Central.

O nome hepatite aguda de etiologia desconhecida é baseado nos resultados de identificação laboratorial que mostram que esta doença não está relacionada com doenças causadas pelos vírus comuns das hepatites A, B, C, D e E.

Desde então, houve outros casos semelhantes.

Em 8 de abril de 2022, o Reino Unido identificou 74 casos semelhantes de hepatite aguda. Esta hepatite aguda apresenta sintomas de fraqueza, dor abdominal, diarreia, vômito, dor abdominal e perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas, com aumento das enzimas aspartato transaminase (AST) e alanina transaminase (ALT) acima de 500 micro por litro (u/L) (normal < 32 u /L).

O relatório da OMS também afirmou que o processo de descoberta da causa da hepatite aguda foi realizado fora das causas das hepatites A, B, C, D e E. Testes laboratoriais do vírus SARS-CoV-2 e adenovírus foram detectados em vários casos de hepatite aguda.

Enquanto isso, o Reino Unido observou recentemente um aumento da atividade do adenovírus, que circula junto com o SARS-CoV-2, embora o papel desse vírus na patogênese da hepatite não seja claro. Nenhum outro fator de risco epidemiológico foi identificado até o momento, incluindo viagens internacionais recentes.

No geral, a causa e origem deste caso de hepatite aguda ainda é considerada desconhecida e ainda está sob investigação.

Adenovírus: suspeita de causas virais de hepatite aguda

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por infecções virais, uso de álcool, toxinas, drogas e outras condições médicas.

Nos Estados Unidos, as causas mais comuns de hepatite viral são hepatite viral A, hepatite B e hepatite C.

Nos casos de hepatite aguda que ocorrem em crianças no Reino Unido, os testes laboratoriais com detecção dos vírus da hepatite A, B, C, D e E foram negativos.

Enquanto isso, em alguns casos de hepatite aguda foi encontrado adenovírus. O adenovírus é um vírus de DNA de fita dupla que se espalha através do contato próximo com indivíduos, gotículas respiratórias e objetos contaminados com o vírus.

Existem mais de 50 tipos de adenovírus e eles podem causar infecção em humanos. Os adenovírus geralmente causam doenças respiratórias, dependendo do tipo.

O adenovírus também pode causar outras doenças, como gastroenterite (inflamação do estômago e intestinos), conjuntivite (inflamação da mucosa das pálpebras), cistite (inflamação da bexiga) e doenças neurológicas, que são raras. Não há tratamento específico para a infecção por adenovírus.

Há relatos de casos de hepatite em crianças imunocomprometidas com infecção por adenovírus tipo 41. Os adenovírus desse tipo comumente causam gastroenterite aguda em crianças, que geralmente se apresenta como diarreia, vômito e febre; muitas vezes acompanhada de sintomas respiratórios.

No entanto, não se sabe se o adenovírus tipo 41 causa hepatite aguda em crianças saudáveis.

Vários outros vírus além do adenovírus, como o vírus Epstein Barr,  Enterovírus e outras causas também foram examinados como parte da investigação neste caso de hepatite aguda. Até agora, médicos e pesquisadores ainda estão investigando a causa exata dessa misteriosa hepatite aguda.

Casos misteriosos

O surgimento da hepatite aguda é um desafio, porque o caso está associado à possibilidade da vacinação contra a covid-19 contribuir para a inflamação do fígado .

No entanto, em seu desenvolvimento não houve uma conexão verdadeiramente comprovada a partir da incidência deste caso de hepatite aguda devido à administração da vacina covid-19.

O infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma em entrevista à CNN, que não há relação entre os casos de hepatite infantil aguda e a vacina contra a Covid-19.

Sáfadi afirmou que a maioria dos casos de hepatite aguda estão sendo relatados em crianças abaixo da faixa etária de indicação para a vacina da Covid-19, e por esse motivo, não é possível afirmar que as inflamações hepáticas não estão relacionadas ao imunizante.

“Três quartos dos casos ocorreram abaixo dos 5 anos de idade na Europa e nos Estados Unidos, na faixa etária que não há indicação de vacinas nesses países. Mesmo no grupo de crianças maiores, que eventualmente poderiam ter idade para serem vacinadas, a maioria não foi. Se há convicção nesse momento, é que não há relação alguma desses casos [hepatite] com a Covid-19”, afirmou.

Sáfadi explica que, em alguns casos, as crianças precisam de transplante para tratamento. “Aproximadamente 5% a 10% dos casos evoluem de forma muito grave e acabam resultando, muitas vezes, na necessidade de que essas crianças sejam encaminhadas para o transplante hepático”, afirmou.

Casos que ocorreram no Reino Unido disseram que 75% dos casos de hepatite aguda foram detectados pelo adenovírus 41, o que indica que o vírus é a possível causa do patógeno. No entanto, a investigação ainda está em andamento . Outros exames laboratoriais para detecção de outras infecções, detecção de produtos químicos e toxinas que causam inflamação do fígado também estão sendo realizados.

Prepare-se para enfrentar uma nova doença

Sariadji pontua o que governos deveriam estar fazendo, a partir do aprendizado com a experiência da pandemia da covid-19:

Em primeiro lugar, o governo central, os governos regionais, as unidades de saúde e os profissionais de saúde precisam aumentar a vigilância e coordenação no tratamento dos casos de hepatite aguda, conforme regulamentado na última Circular do Ministério da Saúde publicada no passado dia 28 de abril .

Em segundo lugar, os governos locais precisam maximizar o sistema de alerta e resposta precoce (SKDR) para monitorar e relatar casos de síndrome de icterícia aguda.

Terceiro, o governo precisa determinar um hospital de referência em cada região para antecipar a propagação de casos de hepatite aguda. 

Quarto, o governo precisa determinar a política prioritária de detecção de vírus no laboratório em casos de hepatite aguda e o financiamento é custeado pelo governo.

Quinto, o governo precisa maximizar a rede de laboratórios covid-19 para antecipar um aumento nos casos dessa doença. O laboratório da rede covid-19 certamente poderá examinar o tipo de vírus que causa a hepatite aguda, como o adenovírus.

Sexto, o governo precisa criar um sistema de informação pública sobre tudo relacionado a esta doença que seja facilmente acessível e contatado de forma rápida e fácil pela mídia, organizações profissionais médicas, organizações não governamentais e a comunidade.

O desafio deste novo surto de doença não é fácil. Portanto, precisamos preparar medidas melhores do que ao lidar com a pandemia de COVID-19 no início de 2020.

Autor