Sindicalistas de Minas Gerais entregam carta a Lula: “Vamos juntos”

Encontro do ex-presidente com lideranças sindicais e partidárias foi sua primeira agenda em Minas Gerais

Em sua primeira viagem como pré-candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva abriu, na manhã desta segunda-feira (9), uma rodada de agendas em Minas Gerais. O ex-presidente participou de encontro com lideranças sindicais e partidárias em um hotel de Belo Horizonte (MG).

Em nome do sindicalismo mineiro, Valéria Morato, vice-presidenta nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e presidenta da CTB Minas, entregou a Lula a “Carta das Centrais Sindicais de Minas Gerais”. O documento aponta retrocessos vividos no País desde o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff, agravados com a chegada de Jair Bolsonaro ao Planalto.

“As centrais estão com você, presidente Lula. Sua vitória é importante para o Brasil reverter esse cenário de retirada de direitos, de fome e de desemprego – para derrotarmos esse fascista”, afirmou Valéria. “Em Minas Gerais, com o governo Romeu Zema (Novo-MG), estamos num processo tão antidemocrático quanto no Brasil. Não vamos descansar enquanto Bolsonaro e Zema estiverem no poder.”

A “Carta das Centrais Sindicais de Minas Gerais”, assinada por CTB, CUT, Força Sindical, InterSindical – Central da Classe Trabalhadora e UGT, reforça diretrizes dos trabalhadores para a campanha eleitoral de 2022. “Depois de seis anos de lutas de resistência, o movimento sindical soma forças a uma ampla frente política e social que se mobiliza e mobiliza a sociedade brasileira para defender a democracia e reconstruir o Brasil”, diz o texto.

Entre outros pontos, as entidades defendem o fim da agenda econômica ultraliberal, a reindustrialização de Minas Gerais e do Brasil, além da retomada de políticas de desenvolvimento regional. As centrais também repudiam a ofensiva privatista dos governos Bolsonaro e Zema sobre estatais como a Cemig, a Copasa e a Codemig.

“Precisamos mudar esse cenário e retomar o ciclo democrático e progressista que vivenciamos em seu governo e no de Dilma Roussef”, aponta a Carta das Centrais Sindicais. “Que sua candidatura, Lula, à frente da Federação Brasil da Esperança, com o apoio de sete partidos e do movimento sindical, ajude a construir, de fato, um futuro de alento, retomada, avanços e esperança. Por emprego e diretos, pela democracia e pela vida, #ForaBolsonaro! Vamos juntos – por Minas Gerais e pelo Brasil!”

A atividade contou com a presença de partidos que integram o Movimento Vamos Juntos pelo Brasil, em apoio à pré-candidatura de Lula à Presidência da República e de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente. O PCdoB foi representado por seu presidente estadual, Wadson Riberio, pelo deputado estadual Celinho do Sinttrocel e pela presidenta do PCdoB Belo Horizonte, Jô Moraes.

Lula permanecerá em Minas Gerais até quarta-feira (11). Em suas redes, o ex-presidente anunciou sua programação no estado: “Hoje chego a Minas Gerais, onde visitarei Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Quero discutir com o povo mineiro a qualidade de vida hoje no nosso país, o preço dos alimentos que não para de subir e a reconstrução da nossa democracia”.

Autor