Entidades se solidarizam com Cuba após explosão fatal em hotel

Tragédia deixou 26 pessoas mortas e 80 feridas, além de ter provocado danos em 23 edifícios nos arredores do hotel

Entidades brasileiras manifestaram solidariedade a Cuba após a explosão do Hotel Saratoga, na capital Havana. “Cuba não está só! O mundo se solidariza, abraça esta irmã e chora junto pelas vidas perdidas”, afirmaram, em nota conjunta, o MBSC (Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba) e o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz).

De acordo com as autoridades cubanas, a tragédia deixou 26 pessoas mortas e 80 feridas, além de ter provocado danos em 23 edifícios nos arredores do hotel. Embora tivesse poucos hóspedes na sexta-feira (6), data da explosão, o hotel estava em obras e abrigava uma reunião. Ainda há dezenas de pessoas desaparecidas.

Confira abaixo a íntegra da nota do MBSC e do Cebrapraz.

Força, Cuba!
Triste dia para o Povo Cubano!

O MBSC- Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba e o CEBRAPAZ- Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz enviam as nossas condolências, nossos profundos sentimentos de dor a este lastimável acidente, toda nossa solidariedade a Cuba, seu governo e seu Povo, já tão sofrido com o cruel bloqueio e sanções.

Ao tempo que nos confortamos em ver o revolucionário sistema socialista, em ação imediata com seu Presidente Diaz- Canell, corpo de ministros, governador de Havana, dirigentes das empresas de eletricidade, hidráulica e todas as frentes, presentes no local e com a preocupação primeira, em socorrer para salvar vidas e acolher as famílias das vítimas fatais!

É reconfortante testemunhar a força, unidade e solidariedade dos cubanos com seus irmãos. De pronto se colocaram a postos para a retirada brusca dos 390 alunos da escola localizada na frente do hotel. Destes, cinco foram atingidos de forma não grave. Também com a doação de sangue no primeiro momento. Mais de mil pessoas, cientistas da Biofarma, juventude da FEU e UJC e tantos outros como também de outras Provincias a oferecer sua solidariedade!

É muito pesaroso relatar o cenário desta lástima explosão. Vidas perdidas, pessoas atingidas direta ou indiretamente com suas moradas, lojas, e que não foram poucas, e todo este triste contexto!

Cuba não está só! O mundo se solidariza, abraça esta irmã e chora junto pelas vidas perdidas. Abraçamos especialmente as Mães, que terão o seu dia sem os abraços dos filhos que se foram abruptamente ou dos que estão enfermos nos hospitais, em luta pela vida. Inimaginável esta dor!

#ForçaCuba
#CubaNãoEstaSó
#EstamosTodosdeLuto

Autor