Pré-campanha é mais importante hoje do que a campanha, diz Inácio

Ex-senador participou nesta quarta-feira (4) do Vermelho Entrevista, live semanal do Vermelho

A cinco meses das eleições 2022, o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defende que os comunistas intensifiquem, desde já, as agendas de pré-campanha – uma etapa do processo eleitoral que, segundo ele, se tornou “estratégica”. O próprio Inácio lançou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados no último sábado (30/4), em ato que reuniu quase mil pessoas em Fortaleza (CE).

“A pré-campanha hoje é mais importante do que a campanha. É o teste para examinar se tem viabilidade ou não a candidatura que você está propondo”, declarou Inácio nesta quarta-feira (4) ao Vermelho Entrevistalive semanal do Vermelho. Na opinião do ex-senador, o PCdoB – “partido de ideias avançadas, ousadas e joviais” – deve pôr todos os pré-candidatos nas ruas para dialogar com os eleitores.

“Não existe candidatura do nosso campo e de um partido como o nosso que seja de outra maneira. Ou ela é uma paixão dos militantes, o amor da militância, ou ela não vai ter êxito – talvez sequer se viabilize como candidatura”, afirma. De acordo com o Inácio, essa agenda de rua – a “campanha popular” – é do interesse do nosso campo e, por isso, sofreu tantas restrições ao longo do tempo.

“O ‘comprador’ de voto quer alugar uma tropa num canto e arrancar os votos ali de qualquer maneira. Nós, não – nós temos que convencer, que dialogar com a população”, compara. “Esta é a hora de nós falarmos. Aquele espaço de 45 dias (a campanha eleitoral) é muito pequeno. Temos que construir nosso espaço agora.”

Pela primeira vez no Brasil, a eleição contará com federações partidárias. No caso da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), composta por PT, PCdoB e PV, Inácio diz que é preciso envolver a pré-candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva com as pré-candidaturas ao Congresso Nacional. “Temos de mostrar que o presidente não governa sozinho – que ele precisa ter uma base forte ao seu lado”, afirma. “O casamento entre a candidatura de Lula e os nossos candidatos tem de ser central.”

Inácio Arruda foi vereador de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal e senador. De 2015 a 2022, foi secretário de Ciência & Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, no governo Camilo Santana (PT-CE). Confira abaixo sua participação no Vermelho Entrevista.

Autor