Dos 367 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, 289 ficaram mais caros em abril

Índice de difusão da inflação saltou para 78,7%, maior patamar para os meses de abril desde 2003, informa o portal do jornal Hora do Povo.

Foto: Reprodução da Internet/Hora do Povo

A prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de abril, além de indicar a maior inflação dos últimos 27 anos, também apontou para um recorde na difusão do aumento dos preços. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, 78,7% dos setores pesquisados observaram aumento dos preços de março para abril. Isso significa que oito em cada 10 produtos e serviços pesquisados ficaram mais caros.  

Uma análise comparativa realizada pelo Banco Modal a partir das séries históricas do IPCA mostra que este foi o maior índice de difusão para o mês de abril da história. De todos os 367 produtos pesquisados pelo IBGE, 289 observaram uma alta em seu preço durante o último mês abril. No mesmo mês do ano passado, o percentual de produtos com aumento de preços foi de 61%.

“Um índice de difusão maior representa que o processo inflacionário está mais disseminado, dificultando o seu controle”, explica Felipe Sichel, economista-chefe do banco Modal, complementando que, quando as altas são pontuais e concentradas em alguns grupos de produtos e serviços, é mais fácil atacar o problema na raiz. Uma inflação espalhada e generalizada indica que o descontrole está sendo transmitido para o conjunto geral de preços, deixando tudo mais caro para todos os tipos de consumidores.

Considerando todos os meses, esse foi o maior índice de difusão desde fevereiro de 2003, ou seja, o maior em 19 anos.

Segundo André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumir (IPC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, este nível de disseminação da inflação é raro.

“O índice está super alto, quase encostando em 80%. Acima de 70% é raramente visto. Isso mostra o espalhamento das pressões inflacionárias. A inflação está bem espalhada entre todos os segmentos de despesas”, comenta.

Combustíveis e alimentos puxam alta da inflação em abril

A “prévia” da inflação de abril, divulgada pelo IPCA-15, registrou a maior alta de preços para o mês desde 1995. Com o avanço mensal de 1,73% puxado, principalmente, pela gasolina e alimentos, a inflação já acumula alta de 12% em um ano.

“Mais do que dizer se o índice de difusão subirá mais ou menos, pode-se dizer que o índice de difusão tão elevado provavelmente indica que a inflação ficará pressionada pelos próximos meses”, alerta Sichel.

Fonte: Portal do jornal Hora do Povo