Fed sobe juros dos EUA ao maior patamar em 22 anos

Aumento de meio ponto percentual afetará a economia de todo o mundo com investidores preferindo desviar seus dólares para os EUA, mas também pode causar recessão e estagflação naquele país.

O presidente do Fed, Jerome Powell, tem um trabalho difícil em reduzir a inflação sem matar a economia dos EUA.

O Federal Reserve, Banco Central dos EUA, neste 4 de maio, elevou sua taxa de juros de referência em meio ponto percentual para uma faixa de 0,75% a 1%, seu maior aumento em 22 anos. O movimento agressivo, esperado há muitos meses, faz parte do esforço do banco central dos EUA para desacelerar a inflação mais rápida em 40 anos. Mais altas de juros estão previstas para os próximos meses .

Economistas, mercados financeiros e outros estão preocupados que o aumento das taxas possa levar a economia à recessão. Pior ainda, alguns temem que taxas mais altas possam levar ao que é conhecido como estagflação.

Os formuladores de políticas, que sinalizaram amplamente sua intenção de acelerar o ritmo dos aumentos das taxas, estão tentando conter a inflação mais alta desde o início dos anos 1980. Naquela época, o presidente Paul Volcker elevou as taxas em até 20% e esmagou a inflação e a economia em geral no processo. A esperança do Fed desta vez é que a combinação de custos de empréstimos mais altos e um balanço patrimonial cada vez menor proporcione uma aterrissagem suave que evite a recessão enquanto reduz a inflação.

Mas como o Fed consegue controlar o aumento dos preços ao consumidor, pode evitar a temida palavra R – recessão – e o que diabos é estagflação? Nas últimas semanas, pedimos a vários especialistas que explicassem esses tópicos complexos para ajudar os leitores a entender melhor o que está em jogo enquanto o Fed enfrenta sua maior luta contra a inflação em duas gerações. Aqui estão trechos de três desses artigos.

Esfriando a economia

A principal ferramenta de política monetária do Fed é a taxa de fundos federais, que funciona como referência para todas as outras taxas de juros da economia dos EUA – desde taxas de empréstimos para hipotecas até empréstimos comerciais. Também ajuda a determinar muitas outras taxas ao redor do mundo.

Quando sobe – ou se espera que aumente – consumidores e empresas acabam pagando mais para emprestar uma nova casa ou construir uma fábrica. Como resultado, eles compram menos coisas e fazem menos investimentos , desacelerando a economia, explica Rodney Ramcharan , que estudou como a política monetária afeta a economia por décadas enquanto trabalhava no Federal Reserve, no Fundo Monetário Internacional e agora na Universidade do Sul da Califórnia. .

“Esse é o custo para a economia quando o Fed aumenta as taxas de juros”, escreve ele. Ao esfriar a economia e reduzir a demanda, o aumento das taxas de juros também tem o efeito de desacelerar a inflação.

Mas com a inflação em 8,5% ano a ano, “ninguém sabe realmente quão altas as taxas de juros podem precisar subir para que a inflação volte a cair” para o nível que o Fed prefere, cerca de 2%, acrescenta.


um comprador está olhando para uma exibição de supermercado de uma variedade de carnes e peixes
Os preços da maioria das carnes e outros produtos têm subido ultimamente.

A recessão é inevitável?

E há o problema.

O Fed diz que leva a sério o controle dos preços ao consumidor e acredita que pode executar o que é conhecido como “aterrissagem suave”, em que a inflação desacelera sem prejudicar seriamente a economia.

Mas quanto mais altas as taxas, mais a atividade econômica desacelerará. Se você perguntar a Alex Domash e Lawrence Summers , da Harvard Kennedy School, eles dirão que já é tarde demais . Com base em sua análise de 70 anos de esforços para fazê-lo, o Fed provavelmente não pode evitar uma recessão.

“A história da engenharia de pousos suaves não é animadora”, escrevem Domash e Summers. “Descobrimos que toda vez que o Fed pisa no freio com força suficiente para reduzir a inflação de maneira significativa, a economia entra em recessão.”


O cenário do pesadelo

Isso nos leva ao cenário do pesadelo. E se o Fed desacelerar com sucesso a economia, mas não conseguir reduzir significativamente a inflação?

Isso é estagflação – e para os formuladores de políticas não há quase nada pior , explica Veronika Dolar , economista da SUNY Old Westbury .

“O problema é que as formas de combater qualquer um desses dois problemas – inflação alta, crescimento baixo – geralmente acabam tornando o outro ainda pior”, escreve ela. “E isso significa que resolver o problema pode simplesmente depender de circunstâncias fora do controle dos formuladores de políticas dos EUA, como o fim da crise na Ucrânia ou encontrar maneiras de aumentar imediatamente a oferta de petróleo – o que é complicado.”

É muito cedo para dizer se a economia dos EUA experimentará estagflação, mas certamente está nas mentes dos formuladores de políticas do Fed.

Bryan Keogh é editor sênior de The Conversation, Economia + Negócios

Entrevistados:

  1. Alex Domash, bolsista de Pesquisa, Harvard Kennedy School
  2. Lawrence H. Summers, professor da Universidade Charles W. Eliot, Harvard Kennedy School
  3. Rodney Ramcharan, professor de Finanças e Economia Empresarial, University of Southern California
  4. Veronika Dolar, professor assistente de Economia, SUNY Old Westbury