Liderança chinesa analisa situação da economia do país

Birô Político do Comitê Central do PCCh destacou as conquistas atingidas desde o início deste ano na coordenação do controle epidêmico com desenvolvimento econômico e social, segundo informa a agência de notícias chinesa Xinhua.

Foto: ONU

Presidido por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), o Birô Político do Comitê Central do PCCh reuniu-se na última sexta (9) para analisar a atual situação econômica do país. No encontro, foram destacadas as conquistas atingidas desde o início deste ano na coordenação do controle epidêmico com desenvolvimento econômico e social, já que a China garantiu um desempenho estável e sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing 2022.

Lembrando que a economia enfrenta crescentes complexidades e incertezas, os participantes do encontro ressaltaram a importância da estabilidade econômica e da garantia e melhoria da subsistência da população. O Birô Político defendeu o princípio “o povo em primeiro lugar, as vidas em primeiro lugar” e a abordagem dinâmica zero-COVID para proteger a vida e a saúde da população e reduzir ao mínimo o impacto da epidemia no desenvolvimento econômico e social.

Segundo informa a agência de notícias chinesa Xinhua, o país deve intensificar o ajuste da macroeconomia e trabalhar duro para alcançar metas anuais de desenvolvimento econômico e social, e manter a economia funcionando dentro de um patamar “razoável”. O Birô Político decidiu por uma implementação mais rápida das políticas já formuladas, observando que várias ferramentas monetárias devem ser bem utilizadas. “Todos os esforços devem ser feitos para expandir a demanda interna, dar pleno espaço a investimentos efetivos, reforçar a construção de infraestrutura e permitir que o consumo facilite a circulação econômica”, detalha a agência de not´ícias.

Uma série de políticas deve ser implementada para ajudar as micro, pequenas e médias empresas e empresas de propriedade individual a lidar com as dificuldades, mantendo a oferta e os preços de energia e recursos estáveis e garantindo a safra agrícola da primavera. Para melhorar o padrão de vida das pessoas, o país deve estabilizar e ampliar o emprego e garantir o funcionamento dos serviços fundamentais das cidades. Uma logística estável em todo o país deve ser garantida, enquanto as principais cadeias industriais e de suprimentos, instalações de infraestrutura, bem como as empresas designadas responsáveis pelo abastecimento interno durante a epidemia devem manter a operação normal.

O Birô Político reiterou o princípio de que “a habitação é para viver, não para especular” e que devem ser feitos esforços para melhorar as políticas imobiliárias baseadas nas realidades locais, atendendo à demanda por moradias rígidas e melhores moradias. No mercado de capitais, o sistema inicial de oferta pública baseado em registro da China deve ser promovido de forma constante; os investidores de longo prazo, atraídos; e a operação estável do mercado, mantida. Medidas específicas devem ser implementadas para apoiar o desenvolvimento padronizado e saudável da economia de plataforma.

Na reunião, os integrantes do Birô Político também ressaltaram o aprofundamento da reforma estrutural do lado de oferta e a construção de um sistema de circulação econômica nacional forte e resiliente. Devem ser feitos esforços para expandir a abertura de alto nível, de forma que às demandas de empresas estrangeiras por um ambiente de negócios conveniente devem ser dadas respostas proativas, em uma tentativa de estabilizar os fundamentos do comércio exterior e dos investimentos.

O Birô Político determinou ainda a aceleração da construção de centros internacionais para talentos e inovação, com Pequim, Shanghai e a Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau servindo como áreas de demonstração, além de esforços para fomentar as pesquisas científicas com valor estratégico, incentivar equipes de talentos e inovação em ciência e tecnologia, bem como um grande número de destacados engenheiros.

Com informações da agência de notícias Xinhua Português