Isa Penna protocola pedido de cassação contra Delegado Olim

Deputado estadual afirmou que colega teve ‘sorte’ de ter sido assediada sexualmente.

O deputado estadual Delegado Olim (PP-SP) disse que a deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) teve 'sorte' de ter sido assediada sexualmente pelo deputado Fernando Cury (União Brasil-SP) — Foto: Alesp

Duas representações contra o mandato do deputado Delegado Olim (PP) foram protocoladas nesta segunda-feira (25), após as falas sobre a colega Isa Penna (PCdoB) na semana passada. Os documentos foram protocolados pelo gabinete da deputada. A deputada ainda enviou ao Ministério Público uma notícia-crime pedindo que a Promotoria instaure investigação criminal contra o parlamentar.

Outra representação com teor semelhante foi protocolada por Renato Battista, ex-chefe de gabinete de Arthur do Val (União Brasil) e pré-candidato a uma vaga na Assembleia pelo União Brasil. Battista enviou sua representação à Mesa Diretora, e deve ser apreciada pelo presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB).

Na quarta-feira (20), Olim falou em entrevista ao podcast Inteligência Ltda que a parlamentar se reelegeria graças à importunação sexual sofrida em plenário em dezembro de 2020. Na ocasião, câmeras da Assembleia gravaram o momento que o deputado Fernando Cury (União Brasil) se aproximou por trás de Isa e apalpou seu seio.

“A Isa Penna que… sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso [do assédio que sofreu de Cury]. Sim, ela só fala nisso”, disse Olim. Na quinta-feira (21), em entrevista à TV Globo, Olim se referiu ao episódio como “mais cinco minutos de fama”.

Isa Penna foi junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia, do qual Olim faz parte. É neste colegiado que se decidem as sanções a parlamentares por quebra de decoro. Após os conselheiros votarem o relatório final, a punição vai a voto no plenário para todos os deputados.

Isa Penna pede também o afastamento preventivo de Delegado Olim do Conselho, “uma vez que sua fala machista o deslegitima de pronto de exercer tal ocupação”.

Importunação sexual

Em dezembro de 2020, um vídeo gravado por câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo mostrou o deputado estadual Fernando Cury, na época no Cidadania-SP, passando a mão no seio de Isa Penna durante sessão extraordinária para votar o orçamento do estado. A deputada registrou boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual.

Em novembro de 2021, o diretório estadual do Cidadania decidiu, por 27 votos a 3, pela expulsão de Cury do partido. Cury foi notificado pela Justiça por importunação sexual em outubro do ano passado.

Ele foi denunciado na esfera criminal em março pelo Ministério Público e, desde abril, a Justiça tentava localizar e notificar o parlamentar para poder dar início ao processo.

Cury retomou o mandato na Alesp no início de outubro, após 180 dias de suspensão determinados pela Casa.

Autor