História do movimento LGBTI+ brasileiro estreia como longa-metragem no Rio

Documentário que retrata início da organização política do Movimento LGBTI+ brasileiro tem pré-estreia no Rio de Janeiro nesta quinta-feira

Chamado de “Quando ousamos existir – Uma história do Movimento LGBTI+ brasileiro”, o longa-metragem que traz a visão de ativistas das décadas de 1970 e 1980, sobre as trajetórias históricas deste movimento, será exibido na quinta-feira (28), às 18h, para convidados no Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque, no centro da Cidade de Rio de Janeiro. Após a exibição, terá uma roda de conversas com os diretores do filme e ativistas da época.

Com roteiro e direção de Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, o documentário “Quando Ousamos Existir” aborda, através de entrevistas, as trajetórias históricas do movimento social LGBTI+, desde sua emergência em plena ditadura militar até a participação nos debates da Constituinte, passando pelos anos iniciais da epidemia de aids e das lutas contra a patologização da homossexualidade.

Por meio das narrativas de ativistas, revive-se a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação homossexual no Brasil até as primeiras ações de promoção da cidadania. Em mais de 40 anos, o movimento homossexual tornou-se LGBTI+, e suas transformações acompanharam e contribuíram para importantes mudanças na sociedade e na atuação do Estado brasileiro em defesa da democracia cidadã.

Com profunda ligação com as lutas sociais e cidadãs, as agendas do movimento LGBT brasileiro se confundem com as lutas pela democracia.

Autor