Risco de guerra nuclear é real e não pode ser subestimado, diz chanceler russo

Segundo informações do portal da agência Sputnik Brasil, Sergei Lavrov também afirmou que o Kremlin acredita que as posições da Ucrânia são decididas pelas lideranças ocidentais.

Foto: Reprodução da Internet

O chanceler russo, Sergei Lavrov, alertou nesta segunda-feira (25) que o risco de guerra nuclear é real e não pode ser subestimado. O chefe da diplomacia russa também criticou o incentivo à russofobia por parte de lideranças internacionais e a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção à China.

Em entrevista à emissora russa Channel 1, Lavrov disse que a expansão da OTAN serve para ampliar o poder dos Estados Unidos. “Quando eles [OTAN] aceitaram Montenegro, Macedônia do Norte e Albânia, como podem fortalecer a segurança da aliança militar ocidental se essa é uma aliança defensiva? Isso mostra que a OTAN não busca objetivos estatutários, mas a criação de território sob comando dos EUA, em linha com a tentativa de perpetuar o mesmo mundo unipolar”, afirmou o chanceler.

Segundo informa a agência de notícias Sputnik Brasil, Lavrov também afirmou que o Kremlin acredita que as posições da Ucrânia são decididas pelas lideranças ocidentais. “Assim como antes, muitos de nós estamos convencidos de que a posição real da Ucrânia é determinada em Washington, Londres e outras capitais do Ocidente. Portanto, dizem nossos cientistas políticos, por que falar com o gabinete de [Vladimir] Zelensky? É preciso falar com os norte-americanos e é necessário negociar com eles, chegar a um acordo com eles. Porém nós continuamos negociando com a equipe de Zelensky, e esses contatos continuarão”, acrescentou o diplomata.

Risco de conflito nuclear é estimulado de forma artificial

“O risco de guerra nuclear é muito significativo e esse perigo não pode ser subestimado enquanto há um esforço de muitos para estimular essa ameaça de forma artificial”, disse Lavrov. O chanceler acrescentou que as cinco potências nucleares reafirmaram em janeiro a posição de que a guerra nuclear é inadmissível. “Essa é nossa posição por princípios, nós partimos daí. […] Gostaria muito que esses riscos não fossem artificialmente inflados, e há muitos que querem. O risco é sério, é real, e não pode ser subestimado”, disse o chanceler russo.

EUA buscam levar OTAN para o mar do Sul da China

Ainda de acordo com a agência de notícias russa, o chanceler Sergei Lavrov também teceu comentários sobre as tensões no sudeste asiático. Segundo ele, os EUA planejam levar a OTAN até a região para conter a China. “Eles [os países ocidentais] deixam claro que não podemos decidir o que é necessário para a nossa segurança. Eles também vão levar a linha de defesa de sua ‘aliança defensiva’ para o mar do Sul da China”, afirmou.

Lavrov criticou a postura da OTAN e afirmou que a aliança acredita que tem o direito de fazer o que bem entende ao redor do planeta. Segundo ele, essa visão está expressa na recente criação do AUKUS, a aliança entre Austrália, Reino Unido e EUA. “Os EUA decidem de forma espontânea que algum lugar a dez mil quilômetros de distância é uma ameaça aos seus interesses — seja na Iugoslávia, Iraque ou outros lugares no Oriente Médio —, enviam tropas, bombardeiam infraestrutura civil sem pensar duas vezes, sem problemas legais, sem checar a lei internacional e a Carta da ONU, como fizeram em Belgrado quando explodiram pontes, trens de passageiros e uma emissora de TV”, afirmou Lavrov.

Fonte: Portal da agência de notícias Sputnik Brasil