Lula aparece consolidado na liderança com 41%, revela pesquisa FSB/BTG

A pesquisa traz um elemento novo que é o voto útil. 60% dos eleitores de Ciro votariam em Lula para derrotar a extrema-direita. Outros 26% anulariam ou votariam em branco. Apenas 14% admitem votar no atual presidente.

(Foto: Ricardo Stucker)

Nova pesquisa FSB/BTG, divulgada neste domingo (24), confirma a liderança consolidada de Lula com 41% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro (PL). Para se ter ideia, 82% dos entrevistados dizem ter certeza e afirmam que não votarão em outro nome. Ciro (PDT) tem 9%, André Janones (Avante) 3%, João Doria (PSDB) 3%, Vera Lúcia (PSTU) 1%, e Simone Tebet (MDB) 1%.

O pré-candidato da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) também ganha de todos os seus adversários num eventual segundo turno. O ex-presidente tem ainda a menor rejeição entre os principais candidatos, 45%. Nesse item, Doria lidera (63%), seguido de Bolsonaro (57%) e Ciro (49%).

A pesquisa traz um elemento novo que é o voto útil. 60% dos eleitores de Ciro votariam em Lula para derrotar a extrema-direita. Outros 26% anulariam ou votariam em branco. Apenas 14% admitem votar em Bolsonaro.

De acordo com a pesquisa, Lula vem crescendo no segmento de baixa renda onde ele já tem quase 70% dos votos válidos dos eleitores com renda até 1 salário. Ele também demosntra boa performance no segmento feminino: 53% dos votos válidos.

Polarização

Pelo levantamento, também se consolida o quadro de polarização na disputa entre Lula e Bolsonaro. A soma dos candidatos da chamada terceira via, por exemplo, encolheu de 24% para 17%, reforçando essa divisão.

“A polarização Lula X Bolsonaro também está presente nas redes sociais. Os dois candidatos que lideram as intenções de voto também são mais abordados em conteúdos que circulam pelo WhatsApp”, disse Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa.

A pesquisa FSB/BTG Pactual ouviu por telefone 2.000 pessoas entre 22 e 24 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04676/2022.

Autor