China aumentará apoio financeiro à economia real

Segundo informa a agência chinesa de notícias Xinhua, medidas foram anunciadas por meio de circular publicada conjuntamente pelo Banco Popular da China (banco central) e a Administração Estatal de Divisas.

Sede do Banco Popular da China em Pequim Foto: Xinhua/Cai Yang

A China elaborou uma série de medidas para reforçar seu apoio para a economia real, segundo anunciaram as autoridades monetárias do país nesta segunda-feira (18). O país aumentará o apoio financeiro para ajudar as entidades de mercado com dificuldades, garantir o fluxo desimpedido da economia e promover as exportações, conforme uma circular publicada conjuntamente pelo Banco Popular da China (banco central) e a Administração Estatal de Divisas.

“A China aumentará o apoio financeiro para indústrias, empresas e pessoas afetadas pela epidemia, orientará as instituições financeiras a expandirem a escala de empréstimos e fará concessões de juros adequadas à economia real, além de melhor implementar o financiamento inclusivo para as micro e pequenas empresas”, informam as autoridades financeiras no documento.

De acordo com a circular, as instituições financeiras devem atender às necessidades de financiamento das empresas de transporte e logística e dos caminhoneiros, bem como fazer arranjos razoáveis para a prorrogação ou renovação de empréstimos conforme apropriado se essas entidades enfrentarem dificuldades para pagar seus empréstimos devido à epidemia da COVID-19.

“O país também expandirá o projeto experimental de facilitação de recebimentos e pagamentos de divisas para todo o país, simplificará a liquidação com renminbi (moeda chinesa) e aumentará a eficiência do uso transfronteiriço da moeda chinesa”, acrescentam no texto.

Fonte: Agência Xinhua