Centrais sindicais mobilizam para o 1° de Maio Unitário

Celebração do Dia do Trabalhador terá como lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”

As centrais sindicais ocuparam nesta terça-feira (19) a escadaria do Teatro Municipal, na Praça Ramos, no centro de São Paulo, para a primeira panfletagem rumo ao 1° de Maio Unitário. A exemplo da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, a Conclat 2022, realizada em 7 de abril, a celebração do Dia do Trabalhador terá como lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

O palco do 1º de Maio será a Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Além do ato político, haverá shows gratuitos de artistas como Leci Brandão, Daniela Mercury, KL Jay, Dexter e Francisco, el Hombre. A panfletagem na Praça Ramos divulgou a data e convidou trabalhadores.

Ubiraci Dantas, o Bira, vice-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), alertou para o caos que o País atravessa. Segundo ele, os trabalhadores precisam dar uma resposta nas urnas neste ano. “Temos que brecar a ofensiva deste governo contra a classe trabalhadora e o movimento sindical”, afirmou Bira.

Conforme a CTB, a pauta do 1º de Maio será ampla diante do cenário de “desvalorização do salário mínimo, disparo da inflação e desemprego. A classe trabalhadora exige mais emprego e renda; combate à inflação e redução do preço do gás; política de valorização do salário mínimo; erradicação da fome; mais direitos; valorização do setor público; menos juros; fortalecimento da democracia; mais investimento em educação, saúde e transporte; e aposentaria digna”.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, ressaltou que, além de consolidar a unidade das centrais, o ato será um importante momento para fortalecer a luta pela valorização dos direitos. Já Daniel Calazans, secretário-geral da CUT-SP, indicou que as centrais querem “um Brasil mais democrático e mais humano”, com o resgate de direitos de políticas públicas”.

Com informações da CTB e da RPB