Rejeição a Lula cai seis pontos em um mês, diz pesquisa

Ex-presidente também segue com a maior proporção de eleitores que o consideram como o único candidato em que votariam

A rejeição eleitoral ao o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu seis pontos percentuais em um mês, conforme pesquisa PoderData realizada de 10 a 12 de abril de 2022. O levantamento, divulgado pelo Poder360, mostra que 38% dos eleitores declaram que, se a eleição presidencial fosse hoje, não votariam em lula “de jeito nenhum”.

Na pesquisa de 13 a 15 de março, eram 44% os que rejeitavam o nome do pré-candidato petista. A queda faz o percentual voltar ao mesmo patamar registrado em janeiro de 2022 e reverte uma tendência de aumento na rejeição do petista registrada em fevereiro e março.

Além de ser o pré-candidato menos rejeitado, Lula segue com a maior proporção de eleitores que o consideram como o único candidato em que votariam: 44%. Nesse quesito, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fica em segundo lugar, com 32%.

Os outros nomes testados também têm taxas mais altas de rejeição: o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 49%, Bolsonaro marca 51% e o ex-governador João Doria (PSDB) alcança 62%.

Ciro tem registrado queda na taxa de rejeição desde fevereiro de 2022, quando atingia 56%. Nesta rodada, o candidato pedetista marcou 49% e está empatado tecnicamente com Bolsonaro, que manteve a taxa estável em 51% nos últimos 30 dias.

A pesquisa PoderData entrevistou, por telefone, 3 mil eleitores, em 322 municípios, de todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360