Transformações na China que levam migrantes para a África

Ainda que haja uma mudança econômica profunda no país com estímulo à migração interna e externa, as possibilidades de ascensão social são limitadas por aspectos culturais chineses, que não existem em sociedades africanas.

Gana é um destino popular para imigrantes chineses. Wikimedia Commons

Nas últimas duas décadas, houve muitos debates sobre o crescente envolvimento da China na África. Nessas discussões, os mais de um milhão de expatriados chineses , empresários e trabalhadores que vêm trabalhar na África são frequentemente vistos apenas como um subproduto de um êxodo da China. E eles são frequentemente estudados como subgrupos isolados: expatriados de empresas estatais chinesas, comerciantes, trabalhadores da construção civil e assim por diante.

Como resultado, não há uma compreensão sistêmica dos mecanismos que sustentam a emigração da China para a África.

O que motiva esses novos migrantes a virem para a África? Quem está mais inclinado a fazer a mudança? Como as mudanças sociais e de mercado em curso na China os influenciaram?

Essas foram perguntas que explorei em minha pesquisa etnográfica de migrantes chineses, com base em trabalho de campo em Gana entre 2016 e 2019. Atualmente, não há dados fixos sobre o número de chineses em Gana, embora algumas estimativas o coloquem em cerca de 30.000. Eles estão envolvidos predominantemente no comércio, infraestrutura e mineração.

As drásticas mudanças políticas e econômicas da China nas últimas décadas, juntamente com seu posicionamento em mudança na economia global, criaram uma infraestrutura social distinta para a emigração. Descobri que oportunidades de mobilidade social, em vez de simples incentivos econômicos, geravam fluxos de emigração para países como Gana.

Essa percepção é útil para sociólogos e formuladores de políticas para entender os fatores de migração, as relações entre a diáspora e a pátria e a migração contemporânea no Sul Global.

Emigração chinesa para o mundo

As mudanças políticas e econômicas na China pós-comunista impulsionaram o movimento humano maciço dentro e fora do país. Desde o final da década de 1970, as reformas institucionais e a evolução do mercado na China criaram um novo “ regime de mobilidade ”. Os movimentos populacionais foram desregulamentados e até incentivados em algumas regiões por necessidades de desenvolvimento.

A rápida integração da China na economia global também abriu as portas para a migração externa. Em particular, desde os anos 2000, a emigração chinesa para destinos não tradicionais na África, Europa Oriental, América Latina, Caribe e outras partes do sul global cresceu significativamente.

Uma explicação predominante é que o desenvolvimento econômico da China dá às empresas e empresários chineses vantagens competitivas nos mercados estrangeiros, o que alimenta ainda mais a demanda por trabalhadores migrantes.

Essa perspectiva destaca a importância dos laços econômicos dos novos migrantes com sua terra natal, mas diz pouco sobre quem tem maior probabilidade de deixar a China para a África. Não considera as indústrias, localidades e características pessoais que estão ligadas aos migrantes e potenciais migrantes. Fazer isso requer olhar dentro da China contemporânea, como as aspirações e motivações dos migrantes derivam das mudanças político-econômicas e da ordem de estratificação social da China.

‘Empurrados’ para a África

As reformas lideradas pelo Estado e orientadas para o mercado da China produziram muitas consequências problemáticas que levaram à emigração. No nível macro, após três décadas de crescimento sustentado, “ a economia chinesa está ficando asfixiada por gargalos: excesso de capacidade, lucros em queda, capital excedente, demanda encolhida nos mercados tradicionais de exportação e escassez de matérias-primas”, como expressa precisamente o sociólogo Chin Kwan Lee.

Muitas indústrias estão enfrentando saturação de mercado e concorrência intensificada. As empresas são compelidas a explorar mercados no exterior, especialmente os subdesenvolvidos. Na última década, a reestruturação econômica da China e o declínio da competitividade na manufatura forçaram muitas empresas voltadas para a exportação a penetrar nos mercados africanos onde seus produtos atendem à demanda local. A mesma lógica se aplica aos setores de infraestrutura, telecomunicações e construção. O fluxo de excesso de capital e mão de obra para a África é visto como um “ fixo espacial ”.

No nível micro, a sociedade chinesa contemporânea é marcada por desigualdades sociais na distribuição de renda, riqueza e, mais importante, oportunidades. O fechamento gradual das formas de ascensão social leva os indivíduos, especialmente aqueles que são marginalizados em seu microcosmo, a migrar na esperança de realizar seus sonhos em uma terra estrangeira.

África como uma nova ‘escada social’

Como descobri em meu estudo, aventurar-se na África dá aos migrantes uma oportunidade de “reorganização” social. Isso lhes permite contornar as barreiras sociais e institucionais para alcançar um “salto de classe” em sua pátria.

Por exemplo, na China, as pessoas são rotuladas pelo “hukou” , um sistema de registro de residência que classifica as pessoas como urbanas ou rurais. Mas em Gana isso não se aplica – eles não são tratados de forma diferente de acordo com essa classificação. Sua educação ou histórico familiar na China não é um determinante importante do capital social em Gana. Em vez disso, o capital humano e o empreendedorismo são mais bem recompensados.

O reposicionamento social traz aos migrantes mais do que simplesmente mobilidade ascendente linear em termos de status socioeconômico. Também permite a conversão de identidade flexível. Por exemplo, alguns chineses iniciam seus próprios negócios em Gana com um pequeno investimento e se tornam empreendedores independentes ao longo do tempo. Os migrantes consideram a estrutura de oportunidades mais justa e o espaço mais flexível para transições de carreira e identidade como fatores mais importantes do que incentivos como diferenciais salariais ou benefícios sociais.

Eu argumentaria, portanto, que os motivos econômicos para a migração têm múltiplas camadas. O que os migrantes chineses em Gana esperam é um aumento de status social.

Para onde estão levando essas trajetórias?

As aspirações iniciais dos migrantes estão, sem dúvida, inseridas na dinâmica de estratificação da China. Mas suas aspirações estão mudando constantemente, assim como seus laços com a pátria.

No processo de adaptação e integração, incentivos como a auto-estima e a aceitação social são motores importantes para a fixação na sociedade de acolhimento. Descobri que muitos novos imigrantes chineses sentiam que a vida na China era uma “corrida de ratos”. A ansiedade e a frustração da competição e da desigualdade não eram o preço para alcançar uma vida melhor, mas um dreno sem sentido. Assim, eles gradualmente deixaram de lado o “ sonho chinês ” de status social mais elevado que motivou sua partida.

Alguns migrantes chineses optam por permanecer na “nova escada” em vez de retornar à antiga. Mas não é certo que eles se tornarão colonos permanentes na África. Na verdade, eles exibem um caráter altamente flutuante . Muitos deles se tornam migrantes circulares entre a China e Gana, migrantes escalonados para o oeste ou, muito comumente, peregrinos saltitando entre vários lugares.

Jinpu Wang é pesquisador doutor no Departamento de Sociologia da Universidade de Syracuse