Ana Cañas canta Belchior

Em primeiro trabalho exclusivamente como intérprete, artista lança álbum que mergulha na obra do compositor cearense e está rodando o país com show.

Dona de uma carreira consolidada e de expressiva popularidade nacional, a cantora e compositora paulistana Ana Cañas está atualmente em turnê pelo país apresentando seu trabalho mais recente, “Ana Cañas Canta Belchior”. É o seu sexto álbum de estúdio, e foi lançado pelo selo Guela Records em outubro de 2021. Composto por 14 faixas de autoria do cantor e compositor cearense, o álbum conta com produção da própria Ana e do músico Fabá Jimenes.

Em entrevista exclusiva ao Podcast Unesp, Ana relata que a ideia do projeto nasceu de uma live com canções do artista durante a pandemia, em 2020. O trabalho ganhou notoriedade e desdobrou-se em um álbum homônimo que vem sendo apresentado em turnê por todas as regiões brasileiras, numa bela homenagem a Belchior (1946-2017) e à sua obra.

“Apesar dos inúmeros desafios enfrentados durante a pandemia, esse foi um trabalho que surgiu justamente em meio a esse período nebuloso, e possivelmente está sendo o mais emocionante da minha carreira. Estou muito feliz com o resultado, com os shows, e posso dizer que impressionada com a riqueza da obra do Belchior e o amor do público por esse excelente artista, tão relevante da cultura brasileira”, diz Ana Cañas.

O lançamento foi realizado por etapas. Inicialmente saiu o single “Coração Selvagem”, o qual foi seguido por dois EPs que antecederam o disco. O processo teve também três videoclipes: “Coração Selvagem” com participação de Lee Taylor; “Alucinação” com participação de Maria Casadevall; e “Sujeito de Sorte”, no qual 46 artistas – entre eles Elza Soares, Wagner Moura, Ney Matogrosso, Zélia Duncan – gravaram suas próprias participações. Todas as faixas ganharam ainda visualizers no YouTube, mostrando  diferentes momentos das gravações e bastidores.

Em 10 de abril, domingo, Ana se apresenta no Teatro Bradesco em São Paulo com sua banda, num espetáculo que traz clássicos como “Alucinação”, “Sujeito de Sorte”, “Coração Selvagem” e “Como Nossos Pais”. “Já cruzei varias cidades do interior paulista e regiões sul e norte do país e o feedback está sensacional. Neste show estarei acompanhada pelos músicos Fabá Jimenez (violão e guitarra), Adriano Grineberg (teclados), Meno Del Picchia (contrabaixo) e Loco Sosa (bateria). O som está lindo, pois o grupo deu uma liga fantástica. Sem dúvida, estão sendo os shows mais apaixonantes da minha carreira. Tenho certeza que quem for vai curtir e se emocionar com a gente”.

Até o momento, Ana já se apresentou em cidades do sul, sudeste e nordeste. Sua previsão é que até o final do ano deverá passar por todas as capitais do país. Aos leitores e ouvintes que ainda não conhecem a obra fica esta dica apresentada pela própria autora neste podcast abaixo, com bate papo alto astral e repleto de sons.

Para ouvir a íntegra da entrevista ao Podcast Unesp clique abaixo.