Banco Mundial reduz pela metade a projeção do PIB brasileiro em 2022

É a segunda pior previsão para o desempenho do Produto Interno Bruto no ano – o Brasil ficou à frente apenas do Haiti

O Banco Mundial reduziu pela metade sua projeção para o crescimento econômico do Brasil 2022. Conforme o Relatório Semestral Região da América Latina e do Caribe, divulgado nesta quinta-feira (7), a estimativa passou de 1,4% para 0,7%.

É a segunda pior previsão para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no ano – o Brasil ficou à frente apenas do Haiti, para o qual o órgão calcula retração de 0,4%. Não há dados sobre a Venezuela. Também houve revisão para baixo na projeção para o PIB do Brasil em 2023, de 2,7% para 1,3%. Já a estimativa para 2024, de 2%, foi apresentada pela primeira vez.

“O Brasil foi um dos países que teve mais dificuldades para se recuperar da pandemia, até porque foi bastante atingido por ela”, disse, em entrevista coletiva o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, William Maloney.

Ele lembrou que o Brasil importa 1/3 de seus fertilizantes da Rússia, o que é um fator de preocupação, já que a guerra na Ucrânia tende a diminuir a remessa desses insumos. A falta de fertilizantes afeta negativamente a produção agropecuária brasileira e pressiona o preço desses produtos. Além disso, “a Embraer deixou de fornecer assistência técnica e peças de reposição para o setor de aviação russo”, como reflexo do conflito no Leste Europeu.

A projeção do Banco Mundial para o desempenho do PIB brasileiro em 2022 é menor do que as estimativas mais recentes do Ministério da Economia, de 1,5%, e do Banco Central (BC), de 1%. Mas ainda é maior do que a projeção mediana mais recente do mercado, divulgada na segunda-feira (28) no Boletim Focus, de 0,5%.

Com informações do Valor Econômico