Lula lidera com 44% e Bolsonaro tem 30%, aponta pesquisa

Governo Bolsonaro é considerado ruim ou péssimo por 54%

(Foto: Ricardo Stuckert)

Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a nova rodada da pesquisa Ipespe sobre a eleição presidencial. No levantamento divulgado nesta quarta-feira (6), Lula está 14 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro, que aparece com 30%.

É a primeira pesquisa sem a presença do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), que abriu mão da sua candidatura ao sair do Podemos. Com a baixa na disputa, quem se consolida em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT) com 9% da preferência dos eleitores. Há 15 dias, o pedetista tinha 7%. A oscilação está dentro da margem de erro.

João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) também garantiram um ponto percentual a mais, cada um, com a saída do ex-juiz. Eles tinham 2% e 3%, respectivamente na pesquisa anterior e, agoram, somam 3% e 2%. André Janones (Avante) tem 1%, e Felipe D’avila (Novo) não pontuou, assim como Eymael (PSC) e Vera (PSTU).

Nas projeções de segundo turno, o Ipespe segue apontando vitória de Lula em qualquer cenário, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem contra qualquer candidato. O ex-presidente venceria Bolsonaro por 53% a 33%, Ciro por 52% a Ciro 25% e Doria por 55% a 20%.

Governo

O instituto também sondou a percepção dos brasileiros sobre a gestão Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, o governo é considerado ruim ou péssimo por 54%. Para 29%, a gestão é ótima ou boa. Já para 15%, a administração é regular.

Além da avaliação, o Ipespe também pesquisou a aprovação pessoal do presidente. Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados responderam que desaprovam a forma como Bolsonaro governa. Por outro lado, 33% aprovam.

A pesquisa Ipespe ouviu mil eleitores, por telefone, entre os dias 2 e 5 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações da CartaCapital