Indígenas marcham, às 15h, contra agenda do Governo Bolsonaro

A concentração será no Acampamento Terra Livre. A marcha segue para o Congresso Nacional e encerrará no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Marcha das mulheres indígenas Foto: Thessa Guimarães

Nesta quarta (6), a partir das 15h, marcharão mais de 6 mil indígenas de 172 povos em defesa da demarcação de territórios indígenas e contra a agenda anti-indígena do Governo Bolsonaro. A concentração será no Acampamento Terra Livre. A marcha segue para o Congresso Nacional e encerrará no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

A demarcação de terras indígenas é uma das principais reivindicações da 18ª edição do ATL, que começou segunda, dia 04, no Eixo Monumental do Complexo Cultural Funarte. A mobilização é uma realização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que em 2022 volta a Brasília com o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’.

Atualmente, o maior ataque à demarcação de terras indígenas é a tese do Marco Temporal, que restringe o direito das comunidades às terras que tradicionalmente ocupam e deve ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2022, sendo repudiada pelos povos indígenas que a apontam como inconstitucional.

Além deste julgamento, o PL 490 endossa essa tese e faz parte da estratégia de violação de direitos indígenas presente no Congresso Nacional atualmente.

Com informações da Apib