Crise migratória nos EUA, o pior momento para Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem vários problemas chovendo sobre ele e a imigração é um deles, alerta a mídia de seu país, lembrando que uma nova crise na fronteira sul ocorreria justamente no momento mais inoportuno para ele e seus colegas democratas.

O Wall Street Journal informou que o mês de março terminaria com o maior número de prisões de imigrantes irregulares na linha divisória com o México “em pelo menos 22 anos”. Estima-se que a Patrulha da Fronteira “fez aproximadamente 7.000 apreensões diariamente em março”, segundo a reportagem do jornal, citando dados preliminares do governo Biden.

As travessias ilegais para essa região atingiram o nível mais alto em décadas no verão passado, com mais de 200.000 interceptações da Patrulha de Fronteira em julho e agosto. Desde então, houve um declínio modesto, cuja tendência de queda está começando a se reverter, disse The Hill.

Recentemente, o Gabinete de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) informou que só em fevereiro deteve 164.973 migrantes irregulares, o que representou um aumento de 7% em relação ao mês de janeiro e 73% a mais que no segundo mês. .

“Fevereiro também viu um ligeiro aumento no número de abordagens ao longo da fronteira sudoeste, com pessoas do México e do Triângulo Norte predominando, e a maioria dos não-cidadãos sendo removidos sob o Título 42” – a polêmica medida da era Donald Trump- , disse o comissário do CBP, Chris Magnus.

Para complicar o cenário para Biden, o Título 42, usada para proibir a entrada de migrantes por motivos de saúde pública (protegidos pela emergência sanitária causada pela pandemia de Covid-19) está prestes a terminar . De acordo com um anúncio de 1º de abril dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o governo Biden encerrará em 23 de maio as restrições de fronteira que Trump implementou durante a pandemia e que torpedeou a entrada de migrantes nos Estados Unidos.

Com a interrupção do Título 42, os migrantes poderiam ser detidos ou expulsos se não tivessem pedido de asilo ou seriam soltos em território norte-americano enquanto decorrem os seus procedimentos para regularizar a sua situação.

A aplicação dos regulamentos pelo atual governo atraiu críticas de setores da esquerda, defensores da imigração e até membros do Partido Democrata não conhecido por romper com a Casa Branca, como o líder da maioria no Senado, Charles Schumer (Nova York).

Nesse sentido, a mansão executiva antecipa que as tentativas de cruzar a fronteira entre os Estados Unidos e o México serão mais numerosas após a revogação dessa política, que havia sido ostensivamente implantada como medida de saúde pública no início da pandemia, The Hill .

A diretora de comunicações da Casa Branca, Kate Bedingfield, disse a repórteres em uma entrevista coletiva que o governo “deferirá” a responsabilidade de quando encerrar a política ao CDC. Enquanto isso, o Congressional Hispanic Caucus aumentou a pressão sobre Biden para decidir a conclusão do controverso programa de seu antecessor.

Os 38 membros do grupo parlamentar enviaram uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken; Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra; o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, e a diretora do CDC, Rochelle Walensky. Nela, eles pediram a suspensão da ordem, que está em vigor desde março de 2020 e foi defendida pelo governo Biden na Justiça. “O título 42 de Trump deve acabar agora”, “Pare de usar a pandemia como desculpa para mantê-lo”, expressaram os parlamentares.

Até agora, a estratégia implementada pelos agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras é revista periodicamente pelo CDC para justificar a sua aplicação durante a Covid-19. Mais de um milhão e 500 mil migrantes foram afetados por essa política, apenas no ano fiscal de 2021.

Os parlamentares exigem esclarecimentos das autoridades sobre como determinam que uma família ou pessoa é um risco à saúde do país e como é assegurado o cuidado correto das crianças, entre outros aspectos.

“Há mais de dois anos, os requerentes de asilo são expulsos ilegalmente dos Estados Unidos sem o devido processo que merecem”, disse o deputado Joaquín Castro (Texas), citado pelo jornal hispânico La Opinion. O representante democrata considerou que o uso atual do Título 42 é “uma continuação injustificada das cruéis políticas de imigração do governo Trump”. Organizações cívicas apoiadas por senadores, incluindo o líder da maioria Schumer, também pediram a Biden que suspendesse a medida.

Funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS) estimam que estão se preparando para receber até 18.000 imigrantes indocumentados diariamente após o levantamento da medida.

No entanto, o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, declarou: “Uma vez que a ordem do Título 42 não estiver mais em vigor, o DHS processará as pessoas encontradas na fronteira sob o Título 8, que é o usado para colocar pessoas em processos de deportação”. “Deixe-me ser claro: aqueles que não podem estabelecer uma base legal para permanecer nos Estados Unidos serão removidos”, enfatizou. Em outras palavras: as deportações continuarão.

Sem dúvida, a questão da imigração é o assunto da força vermelha (a cor que identifica o Partido Republicano) e eles a consideram o calcanhar de Aquiles do presidente número 46. Quase sete meses antes das eleições legislativas, a oposição republicana está tentando explorar “os horrores da crise de fronteira aberta de Joe Biden”.

Trump não ficou atrás em se lançar contra os imigrantes e aproveitou um comício em Michigan para afirmar, sem nenhuma base real, que entre 10 e 12 milhões em breve “invadirão” os Estados Unidos, quando o título de seu governo deixar de valer.

Como alertaram especialistas e a imprensa, a pior coisa que pode acontecer a Biden agora é que ele acrescente mais um problema aos que já tem em casa.

Por exemplo, o presidente está lidando com a pior inflação em décadas, enquanto sua agenda continua estagnada no Congresso, em grande parte devido às divisões internas dos próprios democratas que não permitiram que ele aprovasse seu projeto de lei Build Back Better, sua ambiciosa política social e plano de gastos climáticos.

Os dois antecessores imediatos de Biden na Casa Branca tiveram resultados negativos nas pesquisas às vésperas de suas primeiras eleições de meio de mandato e ambos viram seu partido perder o controle da Câmara dos Deputados.

Em novembro de 2010, o índice de aprovação de Barack Obama caiu quando os republicanos se aproveitaram de uma poderosa onda vermelha alimentada pelo Tea Party para reverter essa câmara.

Com essas experiências, os democratas temem o que está por vir em novembro, quando o novo equilíbrio de forças será decidido no Capitólio. Por enquanto, o baixo desempenho de Biden nas pesquisas persistem.

Fonte: Prensa Latina