Quais países têm armas nucleares e onde estão?

Tanto Rússia como Estados Unidos têm milhares de armas nucleares. Entre elas há umas 1.600 em cada lado capazes de alcançar objetivos em todo o mundo.

Um jato da Força Aérea dos EUA realiza um teste de lançamento de uma bomba B61-12 em dezembro de 2021. Essa bomba pode conter uma ogiva nuclear para uso em tempos de guerra. Laboratório Nacional de Los Alamos

A invasão russa da Ucrânia levantou temores públicos sobre o uso de armas nucleares na Europa ou contra os Estados Unidos. Esse nível de preocupação não era visto desde o fim da Guerra Fria.

Os países da OTAN foram pegos de surpresa pelas ameaças implícitas do presidente russo Vladimir Putin de usar armas nucleares contra “quem interfere conosco” na Ucrânia, e por ter oficiais nucleares adicionais colocados em turnos sob um ” regime especial “.

Tanto Rússia como Estados Unidos têm milhares de armas nucleares, a maioria das quais são ao menos cinco vezes mais potentes que as bombas atômicas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki em 1945. Entre elas há umas 1 600 em cada lado capazes de alcançar objetivos em todo o mundo.

Esses números estão próximos dos limites permitidos pelo Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 2011 , muitas vezes chamado de “Novo START”, que é o único tratado de controle de armas nucleares atualmente ativo entre a Rússia e os Estados Unidos. Seus arsenais incluem mísseis balísticos intercontinentais, mais conhecidos como ICBMs, e mísseis balísticos lançados por submarinos, bem como mísseis lançados por aeronaves especializadas. Muitos desses mísseis podem ser equipados com várias ogivas nucleares que podem ser lançadas em diferentes alvos.

Para garantir que os países cumpram os limites de ogivas e mísseis, o tratado inclui sistemas para ambas as partes monitorarem e verificarem o cumprimento. Em 2018, tanto a Rússia quanto os Estados Unidos haviam cumprido suas obrigações do Novo START e, no início de 2021, o tratado foi prorrogado por mais cinco anos .

Os arsenais nucleares de ambos os países também incluem centenas de armas nucleares menores, que não são cobertas por nenhum tratado. A Rússia agora tem quase 2.000 deles, cerca de 10 vezes mais do que os Estados Unidos, de acordo com as estimativas não governamentais mais citadas.

Acredita-se que cerca de metade das cerca de 200 armas de curto alcance dos EUA estejam implantadas em cinco países da OTAN na Europa : Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia, embora suas localizações não sejam confirmadas nem negadas pelos Estados Unidos. Em tempos de guerra, os aviões aliados decolavam desses locais e voavam para seus alvos antes de lançar as bombas.

Dois outros membros da OTAN, França e Reino Unido, também têm seus próprios arsenais nucleares. Eles têm várias centenas de armas nucleares cada, muito menos do que as superpotências nucleares. A França tem mísseis nucleares lançados por submarinos e mísseis nucleares de cruzeiro lançados por aeronaves; o Reino Unido só tem armas nucleares para serem lançadas de submarinos . Ambos os países divulgaram publicamente o tamanho e a natureza de seus estoques, mas nenhum deles é ou foi parte dos acordos de controle de armas EUA-Rússia.

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França protegem outros aliados da OTAN sob seus “ guarda-chuvas nucleares ”, de acordo com o compromisso da OTAN de que um ataque a qualquer aliado será considerado um ataque a toda a aliança.

arsenal nuclear da China é atualmente similar em tamanho aos arsenais do Reino Unido e da França. Mas está crescendo rapidamente, e algumas autoridades americanas temem que a China esteja buscando paridade com os Estados Unidos. China, França e Reino Unido não estão vinculados a nenhum tratado de controle de armas.

Índia , Paquistão e Israel têm dezenas de armas nucleares cada. Nenhum deles assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares , no qual os signatários se comprometeram a limitar a posse de armas nucleares aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, cada um dos quais já possuíam armas nucleares. isto.

A Coreia do Norte, que também possui dezenas de armas nucleares, assinou esse tratado em 1985, mas desistiu em 2003. A Coreia do Norte testou repetidamente armas nucleares e os mísseis que as transportam.

Houve armas nucleares em outros países. Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, as repúblicas que se tornaram Belarus, Ucrânia e Cazaquistão tinham armas nucleares de origem soviética em seu solo. Em troca de garantias internacionais para sua segurança , os três países transferiram suas armas para a Rússia.

Felizmente, nenhuma dessas armas foi usada na guerra desde o bombardeio americano de Hiroshima e Nagasaki em 1945. Mas, como os eventos recentes nos lembram, o risco de seu uso continua sendo uma possibilidade aterrorizante.

  1. Miles A. Pomper é Membro Sênior do James Martin Center for Nonproliferation Studies, Middlebury
  2. Vasily Tuganov é Assistente de pesquisa de pós-graduação no James Martin Center for Nonproliferation Studies, Middlebury