Lula lança Jerônimo na Bahia e aconselha: “Comece pelos mais necessitados”

Pré-candidatura do ex-secretário de Educação consegue reunir numa frente ampla PT, MDB, PSD, PCdoB, PSB, PV, Avante e Patriota.

(Forto: Ricardo Stuckert)

Com presença de Lula em Salvador, uma frente ampla lançou a pré-candidatura ao governo da Bahia de Jerônimo Rodrigues (PT) e na vice Geraldo Júnior (MDB). A chapa tem ainda a pré-candidatura à reeleição do senador Otto Alencar (PSD) com o apoio de mais cinco partidos: PCdoB, PSB, PV, Avante e Patriota.

Para um auditório lotado, Lula falou dos desafios que a campanha irá enfrentar, mesmo com 16 anos de governos petistas na Bahia e com a alta popularidade do governador Rui Costa. “Se prepare, se você, Jerônimo, pensa que é moleza, não vai ser. Tem que estar de cabeça erguida, acreditar nesse povo para ganhar a batalha”, destacou

Em seu discurso, o ex-presidente reforçou que a fórmula para a recuperação do país passa pela inclusão dos mais pobres nas políticas públicas e deu um conselho para Jerônimo. “Você não deixe o pobre por último no orçamento, porque se você for fazer o orçamento e atender todo mundo para deixar o pobre para o fim, quando chegar no pobre não tem mais dinheiro. Então, comece priorizando as pessoas mais necessitadas. Quem precisa do Estado não é o rico, são os pobres. Quando o pobre precisa de 10 reais, eles dizem que é gasto, quando o rico precisa de 1 bilhão, eles dizem que é investimento”, declarou.

Coordenador dos programas de governo de Costa desde 2014, Jerônimo Rodrigues defendeu o legado dos governos petistas na Bahia. “Vamos defender os sonhos de 15 milhões de baianos e baianas. Nossos sonhos não podem andar para trás. Vamos vencer o ódio e o atraso”, afirmou o pré-candidato.

PCdoB

Os deputados federais do PCdoB Alice Portugal e Daniel Almeida destacaram que o partido está na frente ampla para dar continuidade a um projeto de desenvolvimento. “O PCdoB está ao lado do time de Lula para a Bahia seguir avançando. O carlismo pode usar muitos disfarces mas, efetivamente, não poderá esconder a sua relação com Bolsonaro. Então, a nossa busca da frente ampla com a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia foi uma busca obstinada”, afirmou Alice.

“O Lula veio aqui na Bahia e a multidão que acompanhou o evento soube que a Bahia tem proposta, tem projeto de desenvolvimento. Esse projeto está completo com Jerônimo,  Geraldo Junior, Otto Alencar, o time de deputados federais e deputados estaduais”, disse Daniel.

De acordo com Alice, a linha e o programa político estão muito bem definidos. “É a volta dos programas sociais, manter, efetivamente, na Bahia o rumo certo de um estado  que se desenvolve, que venceu aquele turbilhão de miséria que o carlismo impôs à Bahia por mais de 40 anos”, explicou.

“O povo da Bahia está com Lula para dizer que esse projeto vai continuar em frente. Vamos juntos trilhar esse caminho de mais trabalho e com muita energia para produzir a mudança positiva necessária para a população baiana”, afirmou Daniel.

Rui Costa

Emocionado, o governador Rui Costa falou sobre os desafios e o apoio de seu antecessor, o senador e ex-governador Jaques Wagner. “Sete anos atrás, você me pediu ‘siga e faça mais do que eu consegui fazer’, foi o que tentei. Temos que mostrar ao Brasil que este estado faz uma política de pé no chão, com humildade para dar oportunidade a todos”, destacou.

Otto Alencar

O senador Otto Alencar disse que cumpriu todos os compromissos no seu mandato e destacou que lutou contra as reformas que penalizaram o trabalhador. “Enfrentamos dificuldades, como o golpe que foi dado contra a presidente Dilma. Tivemos o golpe, mas não me tirou o norte de trabalhar e tenho orgulho de dizer, como senador, que lutei contra a reforma da Previdência que penalizou o trabalhador, lutamos, oferecemos emendas. Também contra a reforma trabalhista que precisa ser revista em vários pontos, como o trabalho intermitente que penaliza. A democracia é meu partido, a Constituição é meu respeito”, discursou o senador Otto.

Com informações do site lula.com.br

Autor