Festa dos 100 anos do PCdoB contará com caravana de MG

Sob a condução do juiz-forano Wadson Ribeiro, presidente estadual do partido, mineiros vão fazer o trajeto que há 100 anos sua delegação não conseguiu cumprir até Niterói

Em 1922, um grupo de pessoas que saiu de Juiz de Fora para participar da criação do Partido Comunista do Brasil não conseguiu chegar a tempo a Niterói. Nesta sexta-feira, uma caravana reunindo mais de 50 comunistas de várias regiões de Minas vai resgatar aquele momento ao partir de Belo Horizonte para a cidade do Estado do Rio, onde uma grande festa vai celebrar os 100 anos do PCdoB entre esta sexta-feira e domingo.
O Festival Vermelho contará com mais de 20 atrações gratuitas, ao reunir diversos músicos representantes de várias tendências musicais, como forró, MPB, samba, afoxé, música eletrônica, rap e muito mais em dois palcos no Caminho Niemeyer. Realizado pelo PCdoB e pela Fundação Maurício Grabois, o evento contará ainda com a presença do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e mostras de cinema, lançamento de livros, debates, feira gastronômica etc.
O PCdoB está completando 100 anos e também tem muito o que comemorar em Minas, onde possui uma história marcante em diversos setores, como na política e nas lutas populares e sindicais do estado. Vale lembrar que o partido elegeu em Campo Florido a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Minas. Lucília Soares Rosa tomou posse em 9 de dezembro de 1947 na cidade do Triângulo Mineiro.
Vale ainda lembrar que em 1984 o então presidente do partido, João Amazonas, fez questão de vir a Belo Horizonte para pedir pessoalmente a Tancredo Neves que disputasse a presidência da República no Colégio Eleitoral, onde acabou eleito.
No parlamento, já contou ainda com a importante atuação dos deputados federais Sérgio Miranda, Jô Morais, José Luiz Guedes e Wadson Ribeiro, enquanto na Assembléia Legislativa o deputado Celinho do Sinttrocel representa o partido há três mandatos. Na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte teve a importante atuação de Gilson Reis e Paulo Augusto dos Santos, o Paulão, o mesmo ocorrendo em inúmeras cidades do interior do estado. No Executivo, marcou presença nas prefeituras de Contagem, na Grande-BH, e Cataguases, na Zona da Mata, entre outras cidades mineiras.
Também é marcante a presença do partido no meio sindical, onde teve o médico e ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, à frente do Sindicato dos Médicos, além de entidades como o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Sindicato dos Professores do Estado de MG-Sinpro e Sindicato dos Jornalistas Profissionais, entre outros. No meio sindical, o PCdoB teve também importante participação na articulação da histórica greve dos mineiros da Morro Velho em Nova Lima, na Grande BH, em 1953.
Ao longo dos anos, o PCdoB vem mantendo também importante presença entre a juventude mineira, com destaque para a sua participação na União Nacional dos Estudantes, A UNE, na União dos Estudantes do Estado de MG, a UEE-MG e na União Municipal dos Estudantes Secundaristas, a UMES.
No movimento popular o partido teve ainda destaque no Movimento Contra a Carestia, durante a ditadura, na luta das mulheres por seus direitos através da União Brasileira de Mulheres, e no movimento por moradia, principalmente no bairro Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte, onde acabou elegendo Paulão, uma liderança comunitária, à Câmara Municipal da capital mineira. Uma representante do PCdoB, a falecida Dalva Stela Rodrigues, também esteve à frente da Federação das Associações de Moradores de Belo Horizonte, a FAMOBH.

Neste março de 2022, sob a condução de um juiz-forano, Wadson Ribeiro, presidente estadual do PCdoB, iremos fazer o trajeto que há 100 anos nossa delegação não conseguiu cumprir e participar, na mesma Niterói, das comemorações de nosso centenário.