PCCh destaca amizade com PCdoB e reforça luta centenária pelo socialismo

Numa reunião virtual, nesta terça-feira (22), o ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Song Tao, parabenizou a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, pelo centenário da sigla

O ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Song Tao, disse que sua agremiação e o PCdoB possuem “amizade de longa data” que se iniciou 1953 com trocas de cartas e intercâmbio de pessoas. O dirigente chinês lembrou que desde sua fundação a sigla brasileira vem persistido no marxismo-leninismo como a ideologia orientadora e na luta pelo socialismo “conforme as características dos tempos e a realidade do Brasil.”

“Tanto o PCdoB quanto o PCCh somos partidos marxistas e que vivemos lutas centenárias. As mesmas convicções e ideais vêm nos unindo estreitamente, com a confiança, a solidariedade mútua e a amizade profunda”, disse Song Tao.

Numa reunião virtual, nesta terça-feira (22), o dirigente chinês parabenizou a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, pelo centenário da sigla comemorado no próximo sábado (25). Além dele, estavam presentes a vice-ministra do Departamento, Shen Beili, e o diretor do Birô dos Assuntos Latino-Americanos, Wang Yulin. Do lado brasileiro, compareceram também o vice-presidente do PCdoB, Carlos Lopes, e a secretária de Relações Internacionais, Ana Prestes.

Os dois partidos trocaram ideias diversas sobre intercâmbio, socialismo, o acidente aéreo na China, Ucrânia e as eleições brasileiras. O dirigente chinês aproveitou ainda para convidar uma delegação brasileira a participar do 20º Congresso do PCCh que será realizado este ano.

De acordo com Tao, o PCdoB foi o primeiro partido latino-americano que estabeleceu relação com PCCh. “Fico muito feliz de ver que hoje a senhora Ana Prestes também está presente. Em 1959, seu avô, então secretário geral do PCdoB Luís Prestes, visitou a China participando da comemoração do décimo aniversário da China e o presidente Mao Tse-tung teve um encontro cordial com ele. Conversaram das experiências de suas grandes marchas e foi uma bela história dos nossos partidos”, lembrou.

Na Carta de Congratulações, lida por Song Tao na reunião, o PCCh afirma que está disposto a aprofundar a amizade tradicional e fortalecer as trocas de experiências da governança dos partidos e dos países, “cultivando uma nova relação partidária marcada pelo respeito mútuo, aprendizagem reciproca e entendimento a despeito das diferenças, a fim de assegurar o desenvolvimento estável da Parceria Estratégica Global Sino-brasileira em benefício dos nossos dois países e povos.”

“Gostaríamos de em nome do conjunto de todos os militantes e integrantes do PCdoB de agradecer a Carta de Congratulações do Partido Comunista da China ao nosso partido. Ela expressa os sólidos laços de amizade e camaradagem que ambas as organizações cultivam ao largo do tempo. Para nós foi um momento muito importante quando em 2021 participamos das celebrações do centenário deste partido irmão, que é o Partido Comunista da China. Ao longo destes 100 anos a trajetória dos comunistas chineses, na condução da construção do socialismo na China tem sido exitosa”, declarou Luciana Santos.

A presidenta do PCdoB lembrou ainda que, sob a liderança de Mao Tse-tung, a China saiu de uma sociedade sucumbida e humilhada pela guerra do Ópio, dividida pelas grandes potências imperialistas, para se tornar uma nação próspera, soberana e socialista. “Foi o socialismo que mudou a face desta grande civilização. Como afirma o camarada secretário geral do PCCh, Xi Jipping, o surgimento do Partido Comunista da China foi um acontecimento histórico, que mudou profundamente o curso da história do país”, disse.

Luciana diz que o PCdoB continua empenhado em executar os projetos de cooperação por meio de cursos, seminários entre outras atividades, sempre envolvendo a Fundação Mauricio Grabois como instrumento de intercambio e cooperação entre ambos os partidos.

“Eu também quero parabenizar a realização dos Jogos Olímpicos aí na China que têm sido um grande sucesso e repercussão no mundo todo. Parabéns pela competência e capacidade de realização desse encontro que é sempre uma confraternização entre os povos”, afirmou a dirigente.

O ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, Song Tao, na reunião virtual

Acidente aéreo

Luciana expressou solidariedade aos familiares e as autoridades chinesas pelo trágico acidente aéreo na região autônoma de Guaigxi, envolvendo um avião Boeing 707, e que terminou com a morte de 132 passageiros. “Obrigado pelas condolências sobre o acidente, mostra a amizade profunda com o povo chinês e nossos partidos. Eu gostaria de informar que no momento estamos realizando o trabalho de resgate e seguindo orientações do secretário Xi Jipping para assegurar a segurança absoluta do transporte aéreo”, respondeu Tao.

Socialismo

O ministro disse aos dirigentes do PCdoB que o socialismo com características chinesas é bom por que o marxismo funciona. “O marxismo é a arma potente de pensamento para nosso partido realizar a auto revolução e construir um partido marxista forte. Também é a arma para promover a revolução social e liderar o desenvolvimento das causas”, argumentou. “A razão pela qual o marxismo funciona é que nosso partido combinou os princípios básicos com as realidades concretas da China e com a cultura tradicional chinesa, assim promovemos a sinicização e modernização do marxismo utilizando isso como orientação para as práticas”, completou.

Ucrânia

A presidenta do PCdoB tratou o conflito da Ucrânia como uma situação complexa, que envolve inúmeros fatores. Independentemente do resultado, ela diz que a ordem mundial não será mais a mesma. Segundo ela, a decisão estratégica tomada pelo presidente russo Vladimir Putin foi de se antecipar a uma eventual adesão da Ucrânia a Otan, porque isso significaria uma grave ameaça à segurança da Rússia. Falou da expansão da Otan, sendo que ao longo das últimas décadas 14 países da Europa Ocidental e Oriental aderiram a organização. As sanções econômicas adotadas contra a Rússia, além de serem unilaterais e ilegítimas, ampliam a instabilidade econômica e as dificuldades de recuperação da economia. “O congelamento, por sua vez, de metade das reservas da Rússia que estão registradas em bancos ocidentais, além de ser uma apropriação indevida, é um gesto que politiza as reservas não só da Rússia, como de outros países. Em definitivo, o conflito amplia o estresse em torno dos desdobramentos de ordem mundial e de suas múltiplas tendências a multipolaridade. A relação Rússia e China e a construção de uma União Euroasiática são um fator que pode sair fortalecida. Somos partidários da paz, do desenvolvimento e da cooperação entre os povos do mundo. Defendemos uma saída negociada para o conflito que envolve a Ucrânia e a Rússia”, defendeu. O dirigente chinês considerou a questão da Ucrânia como a maior preocupação da comunidade internacional. “A posição chinesa nessa questão é clara: defendemos que a independência, soberania e integridade territorial devem ser respeitadas, os princípios da carta da ONU devem ser cumpridos. Eu concordo com a presidente Santos de que a guerra nessa dimensão não resolve os problemas. Só o diálogo e as conversas são o caminho. A parte chinesa vai continuar desempenhando o papel construtivo e também estamos dispostos a realizar, junto com a comunidade internacional, as mediações necessárias”, disse.

Eleição

Luciana falou da luta para construir no país uma frente ampla que imponha uma derrota ao projeto da extrema direita nas eleições de 2022, abrindo espaço para um projeto reconstrução nacional. Informou sobre o trabalho para a construir uma federação de partidos, uma unidade programática para atuação conjunta das siglas. “Lutamos para derrotar o projeto de extrema direita que hoje governa o Brasil, por meio da eleição do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, por intermédio de um amplo movimento político envolvendo um amplo leque de forças políticas e sociais. Apesar das forças que ocupam o governo central e buscam sabotar a amizade entre o Brasil e a China, saibam que se fortalece a cada dia o respeito e a admiração pela China Socialista”, disse. “Em outubro vai ter eleição no Brasil. Desejamos que ocorra de maneira estável e desejamos que o PCdoB obtenha bons resultados. A China está disposta a desenvolver com o Brasil novas parceiras”, respondeu.

20º Congresso do PCCh

Para estreitar ainda mais o intercâmbio, Song Tao convidou uma delegação brasileira para participar do 20º Congresso Nacional do PCCh. “Na segunda metade deste ano, realizaremos o 20º Congresso Nacional que é um assunto de grande peso na vida política do partido e país. E chamará ampla atenção mundial. Realizaremos atividades com partidos estrangeiros, sejam muito bem-vindos a presidente Santos e os demais dirigentes do PCdoB a participarem virtualmente. No futuro, quando a situação da pandemia permitir, será muito bem-vindo que o PCdoB mande as delegações a visitar a China”, convidou.

Autor