Lula: crise dos fertilizantes vem da irresponsabilidade e falta de soberania

Em entrevista a rádio de Santa Catarina, Lula lembrou que Temer e Bolsonaro fecharam fábricas de fertilizantes no Brasil. “Uma demonstração de irresponsabilidade total”, definiu

Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista à rádio Som Maior, de Santa Catarina, nesta terça-feira (22), Lula afirmou que o risco de o Brasil ficar sem fornecimento de fertilizantes, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, é um claro exemplo de como a irresponsabilidade do governo Bolsonaro ameaça o país.

O ex-presidente lembrou que Jair Bolsonaro deu continuidade ao desmonte das fábricas de fertilizantes que existiam ou estavam em construção no país. E ressaltou que só um governo sem compromisso com a soberania deixaria o Brasil, terceiro maior produtor de alimentos do mundo, desprotegido dessa forma.

“Você está vendo agora, com a guerra da Ucrânia e da Rússia, a questão dos fertilizantes. Você tem que perguntar: quantas fábricas de fertilizantes foram fechadas neste país? Eles fecharam as fábricas que a gente tinha, três no Paraná, duas em Sergipe, na Bahia. E mais importante: a fábrica de ureia, que a gente estava fazendo em Três Lagoas (MS), que estava 85% pronta, e a fábrica de amônia, que também estávamos fazendo, eles paralisaram. Uma demonstração de irresponsabilidade total”, disse Lula.

Segundo ele, o Brasil poderia ser autossuficiente em fertilizantes. “O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, logo tem que ser autossuficiente em fertilizantes. Autossuficiência passa por termos nossas próprias fábricas, não tem que ficar importando. É muito triste você ter um governo que não pensa na soberania nacional, que só trabalha pensando na subserviência, na dependência”, afirmou.

Preço da gasolina

A crise dos fertilizantes, de acordo com Lula, tem a mesma origem da crise dos combustíveis: a falta de soberania. O ex-presidente voltou a lembrar que a culpa de o preço do gás, do diesel e da gasolina estar tão alto é a irresponsabilidade do atual governo, que reduziu a capacidade do Brasil de produzir combustíveis e mantém na Petrobras a política de dolarização dos preços.

“O Brasil hoje está com uma capacidade de refino de 90%. Então é preciso construir mais refinaria. Enquanto não fizer isso, vai continuar importando, e o povo que ganha salário em real tem que pagar gasolina a preço de dólar porque o Brasil virou um país dependente, abriu mão de sua soberania e está destruindo a Petrobras. E, enquanto a gente enriquece os acionistas, a gente empobrece a sociedade brasileira. Isso é uma coisa descabida”, denunciou.

Por isso, Lula disse que, se o PT voltar a governar o país, vai abrasileirar o preço da gasolina”. “Se o PT ganhar as eleições e a gente voltar ao governo, a gente vai, primeiro, recuperar a soberania nacional. O petróleo tem que ser do povo brasileiro. Segundo: os preços serão compatíveis com os custos da produção de combustíveis”, garantiu. “O papel do governo não é vender empresa, é gerenciar bem os interesses da sociedade que ele representa”, acrescentou.

Fonte: PT Nacional