Fundação Perseu Abramo debate 100 anos do Partido Comunista

A Fundação Perseu Abramo realizará no dia 22 de março (terça-feira), às 19h, a quarta conferência da jornada do Bicentenário 1822 – 2022: Duzentos anos de luta! O tema da mesa será os “100 anos do Partido Comunista” e debaterá a tradição do comunismo no cenário brasileiro.

Essa mesa faz parte do conjunto de atividades sobre o bicentenário da Independência do Brasil, marco oficial que se completa no dia 07 de setembro de 2022. Confira a programação completa, abaixo, e acesse os três debates já realizados.

A conferência contará com a participação de:

Adalberto Monteiro, jornalista e poeta. Foi presidente da Fundação Maurício Grabois, entidade da qual hoje é membro do Conselho Curador. Foi editor da revista Princípios e exerce, atualmente, a Secretaria Nacional de Formação e propaganda do PCdoB.

Dainis Karepovs, historiador e arquivista. Mestre e doutor em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e com pós-doutorado em História realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Coautor, com Fulvio Abramo, de Na Contracorrente da História (Sundermann, 2015) e autor de Pas de politique Mariô! Mario Pedrosa e a política (Ateliê; Editora da Fundação Perseu Abramo, 2017).

Iole Ilíada, doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, foi Secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e Vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, integrando atualmente seu Conselho Curador.

100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA, com as presenças de Adalberto Monteiro, Iole Ilíada e Dainis Karepovs.

Acompanhe pelo canal da FPA no Youtube.

CURADORIA:

Elen Coutinho
Economista, diretora da Fundação Perseu Abramo e membro do Diretório Nacional do PT

Esther Bermeguy
Economista. Foi secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2004-2011) e secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos (2012-2014). Integra o Conselho Curador da FPA

Everaldo Andrade
Professor do departamento de História e diretor do CAPH (centro de apoio a pesquisa histórica Sérgio Buarque de Holanda) da FFLCH USP. Membro da coordenação nacional do fórum Renova Andes e do setorial de Educação do PT-SP. Integra o Conselho Curador da FPA.

Iole Ilíada
Doutora em geografia humana pela USP, ex-vice-presidenta da FPA e ex-Secretária de Relações Internacionais do PT. Integra o Conselho Curador da FPA.

Penildon Silva Filho
Professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação. Integra o Conselho Curador da FPA

Valter Pomar
Professor de relações internacionais na UFABC, diretor da Fundação Perseu Abramo e integrante do Diretório Nacional do PT.

Vladimir Brito
Doutor em Ciência da Informação, membro do do NAPP segurança pública e do Conselho Curador da FPA.

Autor