China reforça necessidade de diálogo entre Rússia e Ucrânia

Diplomata chinês sênior apela ao diálogo entre as partes envolvidas na questão ucraniana

Foto: Diário do Povo

O diplomata Yang Jiechi se reuniu com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, na segunda-feira (14) em Roma, capital da Itália, ocasião em que expressou a posição chinesa sobre a questão ucraniana.

Yang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), defendeu que a China sempre respeitou a soberania e a integridade territorial de todos os países, bem como o objetivo e princípio da Carta da ONU, pelo que está apreensiva relativamente à questão ucraniana.

A China se dedica a promover o diálogo pacífico entre a Rússia e a Ucrânia, afirmou Yang, apontando que a comunidade internacional deve apoiar em conjunto os dois países rumo à obtenção de resultados essenciais para atingir uma solução para a região o mais cedo possível.

Todas as partes precisam manter a contenção ao máximo para proteger os civis, de modo a evitar a ocorrência de uma crise humanitária de grande escala, frisou Yang. A China já ofereceu assistência humanitária de emergência à Ucrânia e continua a fazer esforços nesse sentido, afirmou.

Yang disse que a história da questão ucraniana precisa ser esclarecida e que as preocupações razoáveis de todas as partes devem ser atendidas. O conceito de segurança comum, sintético, cooperativo e sustentável de longo prazo precisa ser promovido e o diálogo igualitário entre todas as partes deverá ser encorajado, afirmou.

O mecanismo de segurança europeia equilibrado, eficaz e sustentável deve ser implementado com base no princípio de segurança indivisível, para salvaguardar a paz da Europa e do mundo, assinalou.

Por fim, Yang ressaltou que a China se opõe firmemente qualquer palavra e ação que vise divulgar informações falsas e difamar a posição da China. 

Fonte: Diário do Povo