Banco de dados inédito traz a produção dos primeiros modernistas

Projeto reúne informações sobre autores que participaram da Semana de 22 e outros que se destacaram nos anos seguintes

Fotos: Reprodução/Wikipédia e Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

Nesta terça-feira, dia 15, a partir das 14 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP fez o lançamento oficial da Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro. O projeto reúne as informações biográficas, a produção escrita e a fortuna crítica dos autores presentes na Semana de Arte Moderna de 1922 ou que se projetaram no decorrer da década de 1920 publicando livros, artigos em jornais e revistas e participando de movimentos.

Entre os 24 autores, poetas e escritores destacados na plataforma estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Tarsila do Amaral e Sérgio Milliet.

A plataforma é coordenada pelos professores e pesquisadores Marcos Moraes e Frederico Camargo, do IEB. Ela tem como meta “indexar num único repositório, do modo mais completo possível, uma série de referências que até então se encontravam esparsas em dicionários bibliográficos, livros, teses, sites e páginas de periódicos conservados em arquivos e bibliotecas”.

Veja como foi o lançamento da Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, nesta terça-feira:

Foto: Reprodução/Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro está disponível neste link.

Autor