Despacho da guerra Rússia-Ucrânia: arredores de Kiev sob ataque

Os combates se intensificam perto de Kiev, à medida que as condições se deterioram em outras grandes cidades ucranianas sob bombardeio russo.

Um homem entra em uma cratera criada pelo impacto de uma bomba aérea que destruiu um prédios na vila de Byshiv, nos arredores de Kiev

A capital da Ucrânia, Kiev, está se preparando para um ataque russo à medida que os combates se intensificam nos arredores da cidade. Autoridades militares em Lviv dizem que militares russos lançaram um ataque aéreo mortal contra uma base militar ucraniana em Yavoriv, ​​perto da fronteira polonesa.

As pessoas em Kiev tentam escapar com o grosso das forças terrestres russas a cerca de 25 quilômetros do centro da capital ucraniana.

O Gabinete de Vladimir Zelensky, o presidente ucraniano, disse, nesta madrugada, que Kiev e Moscou estão se aproximando de um acordo. O assessor do chefe do gabinete de Zelensky, Mikhail Podolyak, afirmou ao Kommersant que Kiev e Moscou estão avançando para um acordo nas negociações.

O presidente russo, Vladimir Putin teria dito, ontem, ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que não se importa de se encontrar com o presidente ucraniano, e que não é contrário à ideia de se encontrar com Zelensky. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, após conversa telefônica com Putin, .

O prefeito de Mariupol diz que 12 dias de bombardeios russos mataram 1.500 pessoas na cidade portuária sitiada enquanto os bombardeios continuam. Mariupol é considerada o coração das milícias de extrema-direita, de extração nazifascista, que foram incorporadas ao Exército ucraniano, com autonomia de comando. Por isso, os ataques russos a esta cidade são ainda mais intensos.

Sirenes de ataque aéreo foram soadas em quase todas as regiões da Ucrânia no sábado. As cidades de Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol continuam cercadas e sob forte bombardeio russo.

Enquanto isso, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que Moscou tratará os carregamentos de armas ocidentais para a Ucrânia como alvos militares legítimos.

Um homem caminha com uma bicicleta em uma rua danificada por um bombardeio em Mariupol, na Ucrânia.
Um homem caminha com uma bicicleta em uma rua danificada por um bombardeio em Mariupol, Ucrânia, quinta-feira

Kiev se prepara para ataque total

Combatentes civis e moradores da capital estão se preparando para um grande ataque enquanto as forças russas cercam a cidade com tropas e artilharia a poucos quilômetros de distância. Explosões podiam ser ouvidas dentro e ao redor de Kiev.

As forças russas continuam a se espalhar pela capital e assumem posições de tiro, apesar da resistência das forças ucranianas.

Imagens de satélite mostraram casas em chamas na cidade de Moshchun, a menos de 9 km ao norte de Kiev.

O exército russo também atingiu a região de Zhytomyr, a oeste de Kiev, como parte das tentativas russas de interromper ou cortar completamente as linhas de abastecimento da capital.

Ataques russos destruíram o aeroporto na cidade de Vasylkiv, ao sul de Kiev, disse o porta-voz do ministério Igor Konashenkov.

Mariupol sob bombardeio pesado

Embora as forças ucranianas tenham dito que quase destruíram um batalhão russo perto de Mariupol, a cidade continua sob forte bombardeio russo – inclusive em infraestrutura civil.

De acordo com a inteligência militar da Ucrânia, as forças russas capturaram áreas na periferia leste da cidade sitiada.

A Ucrânia disse que as forças russas bombardearam uma mesquita na cidade, onde cerca de 80 civis estavam escondidos, a maioria cidadãos turcos. As autoridades disseram não ter informações sobre sua condição, com as comunicações com a cidade interrompidas.

As Nações Unidas disseram que a situação em Mariupol era desesperadora, com “relatos de saques e confrontos violentos entre civis sobre os poucos suprimentos básicos que restam na cidade”.

Mapa mostra as áreas avermelhadas sob controle russo

Batalhas se intensificam em Donetsk

A cidade de Volnovakha, no leste da Ucrânia, foi destruída, mas a cidade continua sob controle ucraniano e os combates continuam para evitar um cerco russo, disse o governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko.

De acordo com Kyrylenko, as forças russas atingiram Avdiivka com mísseis balísticos de curto alcance Tochka-U desde a manhã de sábado. A cidade é estrategicamente importante, pois está na linha de frente com as áreas separatistas de Donetsk.

Suprimentos de armas ocidentais para a Ucrânia são ‘alvos legítimos’

O russo Ryabkov disse que Moscou pode ter como alvo carregamentos de armas ocidentais para a Ucrânia, aumentando os temores de um possível confronto entre as forças russas e os estados membros da Otan que atualmente reforçam o exército ucraniano como a Polônia e os países bálticos.

“Nós alertamos os Estados Unidos que o bombeamento orquestrado de armas de vários países não é apenas uma jogada perigosa, é uma ação que transforma esses comboios em alvos legítimos”, disse Ryabkov à televisão estatal no sábado.

Vítimas

Na sexta-feira, autoridades em Mariupol disseram que os ataques russos mataram pelo menos 1.582 civis na cidade.

O escritório de direitos humanos da ONU confirmou a morte de 564 civis, incluindo 41 crianças, na Ucrânia desde o início da invasão russa.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse no sábado que cerca de 1.300 soldados ucranianos foram mortos desde o início da guerra.

As estimativas dos EUA colocam o número de baixas russas em 2.000 a 4.000, enquanto o único número oficial de mortos na Rússia, anunciado na semana passada, disse que 498 soldados russos foram mortos.

Com informações da Aljazira e Sputnik News

Autor