Rússia-Ucrânia: Moscou avança em direção a Kiev

Os combates a noroeste de Kiev continuam enquanto as cidades de Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol são cercadas por tropas russas.

Ucranianos patrulham, mas russos avançam sobre principais cidades.

As tropas russas avançaram em direção a Kiev, com combates ocorrendo a noroeste de Kiev. Estão agora a 25 quilômetros do centro da capital da Ucrânia e anunciaram há pouco que destruíram cerca de 3.500 infraestruturas ucranianas.

Do lado ucraniano, o presidente Vladimir Zelenky anunciou que já morreram mais de 12 mil soldados do lado russo.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, garante que a cidade se preparou para defesa, reforçando os postos de controle e o abastecimento, tanto de alimentos como de medicamentos.

O bombardeio da Rússia na Ucrânia aumenta, com ataques relatados na cidade de Dnipro, no centro-leste, e aeródromos no oeste de Lutsk e Ivano-Frankivsk.

Assista entrevista do portal Vermelho, desta sexta (12) sobre o conflito, com o cientista político Luis Fernandes:

Autoridades ucranianas dizem que bombardeios russos impediram novamente as evacuações de Mariupol, onde as condições são “críticas”.

Os Estados Unidos e seus principais aliados estão revogando o status de “nação mais favorecida” da Rússia em meio a uma campanha de pressão sobre o presidente Vladimir Putin para acabar com a guerra.

O enviado ucraniano às Nações Unidas rejeita a acusação de Moscou de que Kiev está operando laboratórios de armas biológicas apoiados pelos EUA como “delírio insano”.

Quem controla o que na Ucrânia:

Das Agências Internacionais

Autor