Ministro do STF ordena busca e apreensão contra deputados do PL

Segundo a PF, existe a suspeita de que os parlamentares cobram comissão para indicar recursos do orçamento a uma determinada prefeitura

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil )

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal (PF) cumprisse mandados de busca e apreensão contra três deputados federais do Partido Liberal (PL). Entre os investigados está o deputado Josimar Maranhãozinho (MA), que foi flagrado pela PF com maços de dinheiro no âmbito de uma investigação sobre o suposto desvio de emendas parlamentares. Os deputados Bosco Costa e Pastor Gil também foram alvo das buscas.

A PF vai vasculhar as casas dos parlamentares e escritórios em suas bases eleitorais. A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro, mas o Plenário do Supremo manteve a determinação de Lewandowski, em sessão virtual.

Segundo a PF, existe a suspeita de que os parlamentares cobram comissão para indicar recursos do orçamento a uma determinada prefeitura. Os valores seriam pagos por empresas interessadas em obras e serviços públicos.

As investigações foram iniciadas há quatro meses. A PF afirma que conseguiu constatar não apenas os supostos desvios, como também os saques. Áudios e vídeos teriam registrado a distribuição dos valores.

Por meio de suas redes sociais, o deputado Josimar Maranhãozinho afirmou que colabora com as investigações e alega que sua vida pública é marcada pela seriedade.

Fonte: Conjur