Oposição critica Bolsonaro e Guedes por novo aumento de combustível

“Onde vamos parar? A dignidade dos brasileiros e brasileiras está cada vez mais ameaçada”, escreveu Jandira Feghali

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Políticos da oposição reagiram ao anúncio do aumento do preço dos combustíveis feito nesta quinta-feira (10) pela Petrobras. De acordo com o comunicado da empresa, a gasolina subirá 18%, diesel ficará 25% mais caro, além de um salto de 13% no preço final do gás de cozinha.

A empresa atribuiu a alta ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Deputados, senadores e presidenciáveis, no entanto, discordam. Segundo registraram nas redes sociais, a alta é motivada pela “dolarização desnecessária” dos combustíveis, bem como pela “incompetência” de Jair Bolsonaro (PL) e Paulo Guedes na gestão econômica do País.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB), vice-líder da Minoria na Câmara Federal, criticou o presidente após o anúncio. “Onde vamos parar? A dignidade dos brasileiros e brasileiras está cada vez mais ameaçada. O povo está desamparado por este governo criminoso. Chega de fome, desemprego e miséria”, escreveu. “Fora, Bolsonaro”, cobrou em seguida.

O ex-presidente Lula (PT), provável candidato ao Planalto, também criticou o modelo de precificação dos insumos. Segundo disse, a política foi adotada para beneficiar interesses estrangeiros – o que incluiu a privatização da BR Distribuidora por Bolsonaro, em 2021. “Esse Brasil tinha uma grande distribuidora chamada BR que foi privatizada e agora você tem empresas importando gasolina dos Estados Unidos em dólar enquanto temos auto suficiência e produzimos petróleo em reais”, disse Lula em entrevista  uma rádio mineira Itatiaia.

Líderes de partidos na Câmara e no Senado também repercutiram o anúncio da estatal. Para Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, o cenário reflete a incompetência do governo do ex-capitão. “Não é notícia repetida! É incompetência, descaso e falta de gestão! O povo brasileiro não aguenta mais esse governo!”, anotou o senador em seu perfil oficial.

Opinião semelhante foi ecoada por Paulo Rocha, líder do PT na Casa. Segundo escreveu, a atual gestão tem dificultado a vida dos brasileiros. Assim como Lula, o petista atribuiu o aumento à privatização da BR Distribuidora. “Eles privatizaram parte da Petrobras e agora Bolsonaro leva o Brasil para o inferno. Que absurdo! A gestão bolsonarista da Petrobras anunciou um novo aumento do preço da gasolina, do diesel e do gás. A vida do povo brasileiro fica cada dia mais difícil”, publicou o senador.

Sâmia Bomfim, líder da bancada do PSOL na Câmara, repercutiu a declaração de Bolsonaro no cercadinho em que o ex-capitão disse não poder interferir na estatal para conter o salto no valor. “Só interfere mesmo na Polícia Federal pra salvar os filhos da cadeia”, disse a deputada. “Isso poderia ser evitado se Bolsonaro e Guedes não colocassem o Brasil de joelhos diante dos acionistas internacionais através do PPI.”

Com informações da CartaCapital