Quatro mulheres negras que avançaram os direitos humanos

Ganesa-britânica, Efua Dorkenoo lutou contra a mutilação genital feminina. A ativista brasileira Marielle Franco lutou contra a violência policial nas favelas do Rio de Janeiro. A professora queniana Wangari Maathai percebeu o vínculo entre degradação ambiental e o sofrimento das mulheres. A economista Ngozi Okonjo-Iweala lutou pelo emprego das mulheres no governo da Nigéria.

Marielle Franco aparece em destaque internacional entre mulheres negras que avançaram a luta pelos direitos humanosno mundo. Mídia NINJA/Wikimedia Commons , CC BY-SA

Em todo o mundo, o ativismo das mulheres negras tem sido fundamental para moldar as agendas de justiça social e promover os direitos humanos. Seu trabalho melhorou a saúde e o bem-estar de mulheres e meninas, protegeu o meio ambiente e elevou as vozes dos oprimidos, tanto em suas comunidades quanto em outros lugares.

Como pesquisadoras que se concentram no bem-estar e nos direitos das mulheres e crianças, nos deparamos com o trabalho de muitas dessas mulheres negras. Os quatro apresentados aqui são inspiradores – pelas mudanças que trouxeram, por sua ética de trabalho e por sua paixão em melhorar a vida cotidiana de grupos marginalizados ou oprimidos.

Efua Dorkenoo

A ativista ganesa-britânica dos direitos das mulheres Efua Dorkenoo (1949-2014) foi uma líder pioneira no movimento global para acabar com a mutilação genital feminina .

Conforme relatado no obituário de Dorkenoo do The Guardian, foi enquanto trabalhava como enfermeira em hospitais de Londres que ela soube das complicações médicas enfrentadas por mulheres que se submeteram à prática.

Em 1983, ela co-fundou a Fundação para a Saúde, Pesquisa e Desenvolvimento da Mulher, uma organização de direitos das mulheres que trabalha para acabar com a violência contra mulheres e meninas.

Ela também se tornou a primeira especialista técnica da Organização Mundial da Saúde em corte genital feminino.

Marielle Franco

A ativista brasileira de direitos humanos Marielle Franco (1979-2018) baseou-se em suas experiências crescendo na Maré , uma favela no Rio de Janeiro, para fazer campanha pelos direitos dos moradores de favelas, muitos dos quais são negros. Grande parte de seu ativismo se concentrou em abordar a violência policial e a intervenção militar nas favelas.

As campanhas de Franco sobre essas questões, bem como seu trabalho para melhorar a vida das mulheres negras pobres nas favelas, fizeram dela uma das membros mais votadas nas eleições locais de 2016 da Câmara Municipal do Rio. Ela foi assassinada menos de dois anos depois. Seu legado garantiu que quatro mulheres intimamente ligadas a ela também foram eleitas recentemente para cargos políticos .

Wangari Maathai

A professora Wangari Maathai (1940-2011), ambientalista queniana e ativista dos direitos humanos, foi a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2004. De sua formação anterior e prática em anatomia veterinária, ela veio a reconhecer a conexão entre a degradação ambiental , pobreza e conflito. Em particular, por meio de seu trabalho ela viu o impacto negativo da degradação ambiental na vida das mulheres que eram as principais produtoras de alimentos nesse contexto.

Mulher em pé falando no microfone
Wangari Maathai. A linha do tempo/Wikipedia , CC BY-SA

Reconhecendo que essas condições resultaram em mais seca, perda de biodiversidade e aumento da pobreza, ela fundou o Green Belt Movement em 1977. O foco desse movimento é a redução da pobreza e a conservação ambiental por meio do plantio de árvores. Em 2004, o movimento havia se expandido para mais de 30 países e já plantou mais de 51 milhões de árvores somente no Quênia.

Ngozi Okonjo-Iweala

A economista e política nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala é a primeira mulher e a primeira africana a ser nomeada diretora-geral da Organização Mundial do Comércio .

Mulher vestida de azul
Ngozi Okonjo-Iweala na Reunião Anual 2017 do Fórum Econômico Mundial em Davos. Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger/Flickr , CC BY-NC

Ela trabalhou anteriormente como economista de desenvolvimento no Banco Mundial, onde liderou vários projetos que forneceram apoio a países de baixa renda durante a crise financeira global de 2007-08 e a crise mundial dos preços dos alimentos de 2008-09.

Como duas vezes ministra das Finanças da Nigéria, ela trabalhou para reduzir a corrupção .

Ela apoiou jovens na Nigéria lançando programas como Growing Girls and Women in Nigeria , que ajudaram as mulheres a adquirir habilidades e emprego. Escreveu vários livros e é coautora de Women and Leadership: Real Life, Real Lessons , publicado em 2020.

Há muito mais mulheres que estão criando mudanças de diversas maneiras em suas comunidades ou além, muitas vezes diante de grandes adversidades. Nós encorajamos você a procurar em sua comunidade local e encontrar mais mulheres negras para adicionar à nossa lista.

  1. Zibah ​​Nwako é Pesquisadora Associada Sênior em Educação, Universidade de Bristol
  2. Afua Twum-Danso Imoh é Professora Sênior em Infâncias e Bem-Estar Globais, Universidade de Bristol