Indicador de emprego cai ao pior nível desde agosto de 2020

De acordo com o FGV Ibre, o pior desempenho foi do indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria.

Foto: Reprodução

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE piorou pelo quarto mês consecutivo, cedendo 1,4 ponto em fevereiro, para 75,1 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (74,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp também caiu, desta vez, 2,6 pontos, para 77,8 pontos, informou nesta terça-feira (8), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

“O IAEmp voltou a cair em fevereiro, seguindo a tendência negativa dos últimos meses. Os últimos resultados sugerem que a recuperação do mercado de trabalho deve ser mais lenta do que a ocorrida em 2021, para o mercado de trabalho. O ambiente macroeconômico difícil e potenciais riscos de aumento da incerteza global, não permitem vislumbrar uma mudança na trajetória do indicador no curto prazo”, afirmou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, em comunicado da fundação.

De acordo com o FGV Ibre, no mês de fevereiro, todos os componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado, exceto o indicador que mede a Situação Atual dos Negócios no setor de Serviços, cuja contribuição foi de 0,5 ponto. O principal destaque negativo foi o indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que reduziu 1,0 ponto a variação do IAEmp no mês. Além disso, os indicadores que medem a Tendência dos Negócios nos próximos seis meses e as intenções de contratação nos próximos três meses (Emprego Previsto), ambos no setor de Serviços, contribuíram-0,3 e -0,3 ponto, respectivamente para a variação do indicador.

Com informações do portal da FGV Ibre