A pandemia e o aprendizado escolar, por Rozana Barroso

Precisamos, juntos, pensar em alternativas para que essa geração não fique para trás!

São Paulo foi um dos primeiros estados a se adequar ao ensino remoto quando a pandemia impôs o fechamento das escolas e um dos primeiros a retornar o ensino presencial, assim que foi seguro.

Ainda assim, pesquisas apontam defasagem na aprendizagem de quase seis anos. Há dois anos, a proficiência era de 276,6. Em 2021, ficou em 264,2.

A média de proficiência em matemática entre os alunos da 3ª série do ensino médio foi a pior da série histórica – os últimos 11 anos. Os resultados também ficaram abaixo do adequado em língua portuguesa.

Um aluno que estava no 5º ano em 2021 apresenta uma proficiência de um estudante do 3º ano. Cerca de 51% desses alunos, por exemplo, não conseguiriam responder uma questão para identificar a finalidade de um texto. Menos da metade, 32,8% dos estudantes do 5º ano, tem o conhecimento adequado esperado na disciplina.

Esses são dados de estudantes que permaneceram nas escolas. Imaginem o que não pode acontecer com essas estatísticas se encararmos os estudantes que evadiram?

A busca ativa é urgente! Precisamos, juntos, pensar em alternativas para que essa geração não fique para trás!

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