Tensões na Ucrânia podem afetar exportações de carne brasileira

Secretário de Comércio Exterior durante o Governo Lula, Welber Barral adverte que, caso Estados Unidos e Europa decidam aplicar novas sanções à Rússia, exportadores seriam prejudicados.

Brasil é um grande exportador de carne para a Rússia

Os exportadores de carne do Brasil serão prejudicados, caso Estados Unidos e Europa decidam aplicar novas sanções à Rússia, que é destino para as vendas do produto brasileiro. O alerta é do conselheiro e sócio-fundador da BMJ Consultores Associados Welber Barral, segundo o qual há ainda o risco de que as medidas restrinjam a comercialização dos fertilizantes produzidos naquela região, o que teria efeitos sobre a agricultura brasileira.

“Há várias propostas de levantar sanções contra a Rússia, limitando por exemplo, a atuação de bancos, pagamentos, transferências, financiamento e isso, claro, pode afetar, principalmente, as vendas do Brasil para a Rússia de carnes e as importações de fertilizantes, que vêm muito daquela região toda”, afirmou ao Portal Vermelho o especialista em comércio exterior.

Em 2021, as vendas de carne do Brasil para a Rússia somaram US$ 329,9 milhões e, em 2022, estão em US$ 42,7 milhões até o momento, segundo informações do sistema Agrostat – Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro. A preservação do fluxo comercial entre os dois países depende de uma solução diplomática para a tensão na Ucrânia, caso contrário o Brasil seria prejudicado.

De acordo com Barral, o impacto na balança comercial brasileira será maior, de acordo com as decisões adotadas pelos EUA e países europeus. “Há propostas sendo discutidas na Europa, de sanções mais severas, que poderiam levar a um isolamento da Rússia como acontece hoje com o Irã, por exemplo, dificultando o comércio exterior. Agora, vai depender muito do nível das sanções que forem aprovadas por Estados Unidos e Europa”, alerta.