PCdoB confirma realização do Festival Vermelho em 25 e 26 de março

Evento terá “programação diversa, com shows, debates, feira de produtos culturais e gastronômicos, expressões da pluralidade cultural brasileira”

O PCdoB confirmou para os dias 25 e 26 de março a realização do Festival Vermelho – a principal atividade da programação de seu centenário. Com o lema “Floresce a Esperança”, o festival será realizado na cidade de Niterói (RJ) – a mesma cidade onde ocorreu, há cem anos, o Congresso de Fundação do Partido.

Um comunicado divulgado nesta quinta-feira (17) detalhou o formato e contexto do evento. O documento é assinado por três dirigentes nacionais do PCdoB – a secretária de Organização, Nádia Campeão; a vice-presidenta Jandira Feghali (coordenadora do Festival Vermelho); e a secretária de Planejamento e Administração, Neide Freitas (coordenadora das comemorações do Centenário).

“O Festival Vermelho terá uma programação diversa, com shows, debates, feira de produtos culturais e gastronômicos, expressões da pluralidade cultural brasileira. Também haverá grande ato político e cerimônia de comemoração dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil, com a presença de importantes lideranças políticas nacionais e internacionais”, apontou o comunicado do PCdoB.

Conforme o texto, o festival começará às 15 horas de 25 de março, uma sexta-feira (25), data exata em que o Partido completa cem anos. No dia 26, sábado, a programação se estenderá das 10 às 24 horas. “A cidade de Niterói prepara ainda uma programação cultural paralela, de grande densidade artística e cultural, alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”, acrescenta o comunicado.

“O Festival Vermelho será a celebração nacional do centenário do PCdoB, com muita densidade, com diversidade, com a rica expressão de nossas artes”, afirma Jandira Feghali. “É um momento muito determinante em nossa história. Ao lado das celebrações regionais, o festival vai desdobrar em várias atividades.”

Jandira – que também é deputada federal pelo PCdoB-RJ – destaca o simbolismo da escolha de Niterói como palco do festival. “Não é apenas a cidade que marcou a fundação do Partido. Niterói sempre nos acolheu com muito carinho, numa relação forte e generosa”, afirma. “Além disso, são mais de 20 anos de governos locais progressistas. O secretário municipal de Cultura, por exemplo, é nosso camarada Leonardo Giordano.”

O comunicado do PCdoB ainda acrescenta que o festival será “um encontro festivo, político e cultural, de caráter nacional e internacional, momento de encontro e congraçamento da militância partidária e de diálogo dos movimentos populares com a sociedade. O PCdoB, em seu centenário, carrega a tradição de lutas dos comunistas, mas também é uma organização atual, contemporânea às novas formas de comunicação, mobilização e encantamento”.

“Oportunamente, a produção do Festival Vermelho emitirá novos comunicados com respeito à aquisição de ingressos, lançamento da programação, materiais de comunicação e outras informações necessárias”, conclui o comunicado. “Vamos rumo ao centenário com alegria, unidade e esperança! Temos um encontro marcado em Niterói. Viva o centenário do Partido Comunista do Brasil!”

Autor