Lideranças políticas cobram ajuda às vítimas das chuvas em Petrópolis

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o momento era de união de todos os segmentos para reconstruir a cidade

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com mais de 65 mortes, a catástrofe que atingiu o município de Petrópolis (RJ) tem provocado solidariedade e pedido de ajuda em todo o país para as vítimas das chuvas. O deslizamento e alagamento da cidade deixaram grande número de desabrigados.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o momento era de união de todos os segmentos para reconstruir a cidade. “Minha solidariedade ao povo de Petrópolis e as famílias que perderam parentes e suas casas. Que toda a sociedade, as autoridades e servidores públicos consigam se unir nos esforços para reconstruir a cidade, auxiliar os desabrigados e reparar os danos causados pelas chuvas”, disse Lula.

O ex-ministro Ciro Gomes também prestou solidariedade ao povo de Petrópolis e região serrana do Rio de Janeiro. “Vamos cobrar para que os governos forneçam toda ajuda e assistência”, afirmou.

A vice-líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) cobrou ações do governo e divulgou nas suas redes sociais os contatos para quem puder ajudar.

“Petrópolis terá que ser reconstruída. As famílias atingidas terão que ter algum tipo de ajuda. Isso envolve recursos dos governos estadual e federal. No momento a cidade precisa de solidariedade. Divulgo as ações já em curso para doações”, escreveu no Twitter.

A deputada, o líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), e a líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ), protocolaram na Câmara um pedido de comissão externa para acompanhar a situação no município.

Marcelo Freixo diz que a situação provocada pelas chuvas é “gravíssima”. “O governo estadual e federal precisam agir imediatamente para socorrer os moradores da cidade. Falei com o prefeito Rubens Bomtempo e vamos ajudar no que for necessário”, assegurou.

“Minha solidariedade às famílias dos mortos, aos feridos e às pessoas que perderam suas casas por causa das chuvas em Petropólis. O momento é de união para trabalharmos juntos e socorrermos a população. Nós estamos acompanhando a situação e vamos ajudar no que for necessário”, completou o deputado.

Talíria Petrone afirmou que será importante fiscalizar os recursos públicos que serão utilizados no enfrentamento ao  desastre, cobrando transparência e controle social. “Os erros de 2011 não podem se repetir! A crise climática precisa ser enfrentada”, diz.

Autor