Eleições 2022: Lula mantém liderança em nova pesquisa

Petista lidera com 40%, enquanto Bolsonaro tem 31%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança de intenções de voto para as eleições 2022. Mas sua vantagem para o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), caiu nas sondagens do primeiro e do segundo turnos. É o que aponta a nova pesquisa PoderData realizada de 13 a 15 de fevereiro de 2022 e divulgada nesta quarta-feira (16).

Conforme o levantamento, a distância entre Lula e Bolsonaro recuou cinco pontos percentuais em um mês. Hoje, Lula lidera com 40%, enquanto Bolsonaro tem 31% – distância de nove pontos. Em janeiro, o petista marcava 42% contra 28% do atual ocupante do Planalto.

O terceiro colocado é o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), que marca 9%. Em seguida está Ciro Gomes (PDT), com 4% das intenções de voto. Moro oscilou dois pontos percentuais para cima em 15 dias, e Ciro variou 3 pontos para baixo.

O governador João Doria (PSDB-SP) tem 3% e empata tecnicamente com André Janones (Avante, 2%), Alessandro Vieira (Cidadania, 1%), e Rodrigo Pacheco (PSD, 1%). Simone Tebet e Luiz Felipe D’Ávila não pontuaram.

Com relação ao segundo turno, a pesquisa mostrou que, hoje, Lula venceria qualquer um dos principais oponentes em um confronto direto por ao menos 15 pontos percentuais. Há um mês, a dianteira era de pelo menos 22 pontos. Bolsonaro e Moro são, atualmente, os candidatos mais competitivos no cenário com Lula. Ciro e Doria ficam 23 e 28 pontos atrás do ex-presidente, respectivamente.

A cada 15 dias, o PoderData testa o cenário de segundo turno com Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois teve variação negativa pela segunda vez seguida.

Nesta última sondagem, o PoderData ouviu 3 mil eleitores, em 243 municípios, de todos os estados do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360