Contra insinuação de Bolsonaro, TSE responde tecnicamente às Forças Armadas

No fim de semana, o presidente de extrema-direita voltou a colocar incertezas sobre o sistema eleitoral

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou à Comissão de Transparência das Eleições (CTE) que já enviou respostas para as Forças Armadas sobre dúvidas técnicas apresentadas sobre o Sistema Eletrônico de Votação. O anuncio é mais um balde de água fria nas insinuações de Bolsonaro contra o sistema eleitoral.

No fim de semana, o presidente de extrema-direita voltou a colocar incertezas sobre a ordenação. Ele disse que as Forças Armadas levantaram “dezenas de dúvidas” e que “temos um sistema eleitoral que não é da confiança de todos nós ainda”. “A máquina [urna eletrônica], tudo bem, a máquina não mente. Mas quem opera a máquina é um ser humano. Então existem muitas dúvidas”, afirmou.

Contudo, o TSE explicou que foram 80 perguntas específicas com pedidos de informações para compreender o funcionamento das urnas eletrônicas, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades.

As questões, de natureza técnica, foram respondidas detalhadamente pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE em um documento com 69 páginas e três anexos, somando pouco mais de 700 páginas. Contudo, a íntegra do documento não foi divulgada por estar sob sigilo a pedido dos autores das perguntas.

Os questionamentos foram protocolados pelo representante das Forças Armadas na CTE durante o recesso forense, e, após um breve período de pausa, o conteúdo começou a ser elaborado para esclarecer todas as eventuais dúvidas existentes.

Com informações do TSE

Autor