Canadá vai invocar lei para reprimir greve de caminhoneiros como “guerra ao terror”

Canadá em crise: por que Justin Trudeau invocou a Lei de Emergências, pela primeira vez em 30 anos, para acabar com os protestos dos caminhoneiros

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau anuncia que seu governo invocará a Lei de Emergências.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau invocou a Lei de Emergências em um esforço para reprimir os protestos de caminhoneiros e outros grupos contrários a medidas destinadas a impedir a propagação da covid-19. O governo federal nunca antes agiu para implementar esta peça antes obscura de desastre e legislação de emergência.

Trudeau sugeriu que as ferramentas adicionais fornecidas pela Lei de Emergências permitirão que o governo federal gerencie situações à medida que elas surjam, tome ações extraordinárias limitadas no tempo, tenha limites geográficos específicos e implantar um uso medido de poderes governamentais expansivos fora do comum.

“Trata-se de manter os canadenses seguros, proteger os empregos das pessoas e restaurar a confiança em nossas instituições”, disse Trudeau em um discurso nacional na segunda-feira .

O primeiro-ministro Justin Trudeau responde às perguntas dos repórteres depois de invocar a Lei de Emergências em resposta à ocupação contínua de Ottawa pelo chamado comboio da liberdade.

O Canadá ainda está no meio da emergência pandêmica global da covid-19. No momento do anúncio de Trudeau, 35.470 canadenses haviam morrido de covid-19 desde o início da pandemia .

Nunca foi invocada

Lei de Emergências de 1988 faz parte dos Estatutos Revisados ​​do Canadá. Tal legislação é reservada para uso sob as mais extremas emergências ou ameaças existenciais. Em mais de 30 anos, nenhum governo canadense determinou que qualquer desastre – natural ou causado pelo homem – criou uma ameaça tão grave para a nação.

A legislação do ato cita exemplos de emergências que podem atingir o nível de preocupação máxima. Emergências de bem-estar público são o que a maioria das pessoas consideraria como desastres, incluindo fenômenos naturais e catástrofes provocadas pelo homem. Emergências de ordem pública consistem em várias ameaças de desordem civil – a atual ocupação de Ottawa é um exemplo. Além disso, aspectos de emergências e guerras internacionais podem ser abordados no contexto da Lei de Emergências.

A legislação significa que poderes governamentais extraordinários adicionais podem ser aplicados para gerenciar uma emergência extrema. Isso inclui camadas adicionais de segurança para locais específicos e infraestrutura crítica, as pessoas podem ser obrigadas a prestar serviços essenciais com compensação e a RCMP – a polícia nacional do Canadá – pode ser usada para fazer cumprir as leis municipais.

No caso dos atuais protestos em Ottawa e outras partes do país, um novo e significativo aspecto adicional afeta os mecanismos de apoio financeiro à ocupação do ‘comboio da liberdade’. Os métodos e instrumentos de tal apoio financeiro estarão agora sob maior segurança, de acordo com a ampliação das regras de financiamento antiterrorismo do Canadá .

Lei de Medidas de Guerra

A sombra da história é importante aqui, pois Trudeau enfatiza que não está usando a invocação da Lei de Emergências para chamar os militares canadenses às ruas para confrontar os cidadãos.

É um ponto essencial para ele fazer: em 1970, o pai de Trudeau, Pierre, invocou a Lei de Medidas de Guerra em uma das decisões mais controversas de seus 15 anos como primeiro-ministro. O Trudeau mais velho levou os militares para as ruas durante a crise de outubro, após uma série de ataques terroristas perpetrados pelo grupo separatista conhecido como Front de libération du Québec .

O primeiro-ministro Pierre Elliott Trudeau anuncia a Lei de Medidas de Guerra em resposta à crise de outubro de 1970, quando membros da Frente de Libertação do Québec (FLQ) sequestraram o vice-primeiro-ministro de Quebec, Pierre Laporte.

Lei de Medidas de Guerra remonta a 1914. Destinava-se a dar ao governo canadense poderes extras em tempos de guerra, invasão e insurreição. Devido a injustiças reais e percebidas relacionadas ao uso do ato, ele foi revogado na década de 1980. Uma dessas injustiças foi que a Lei de Medidas de Guerra facilitou o internamento de quase 22.000 nipo-canadenses que viviam na Colúmbia Britânica durante a Segunda Guerra Mundial.


Quando a Lei de Emergências sucedeu à Lei de Medidas de Guerra em 1988, introduziu mudanças sobre como o governo federal pode usar poderes extraordinários em tempos de crise . Essas mudanças incluem forçar o gabinete a buscar a aprovação do Parlamento para novas leis de emergência e exigir que quaisquer ações de emergência ocorram de maneira consistente com as disposições da Carta Canadense de Direitos e Liberdades .

A Carta é a parte mais reconhecida da Constituição do Canadá . Garante os direitos dos indivíduos ao consagrar esses direitos e lhes impõe certos limites.

Trudeau enfatizou que, ao usar a Lei de Emergências, o governo “não estava suspendendo direitos fundamentais ou anulando a Carta de Direitos e Liberdades. Não estamos limitando a liberdade de expressão das pessoas. Não estamos limitando a liberdade de reunião pacífica. Não estamos impedindo as pessoas de exercerem seu direito de protestar legalmente. Estamos reforçando os princípios, valores e instituições que mantêm todos os canadenses livres.”

Nos próximos dias, o Parlamento iniciará um processo sem precedentes de promulgação legislativa de poderes de emergência. Não é garantido que o Parlamento concorde com todas as disposições da implementação da Lei de Emergências, conforme apresentado pela administração Trudeau.

Um homem vestindo uma bandeira vermelha e pintura facial vermelha grita com outro homem vestindo um casaco verde-oliva
Um confronto entre um manifestante do ‘comboio da liberdade’ gritando ‘liberdade’ e uma pessoa que se opõe à ocupação. A IMPRENSA CANADENSE/Justin Tang

Todos os desastres são políticos

A histórica invocação da Lei de Emergências — por ação de um pequeno grupo de pessoas — levanta a questão: o que vem a seguir?

Primeiro, veremos vários procedimentos parlamentares em Ottawa começando imediatamente com os detalhes específicos do que realmente significará a implementação da Lei de Emergências.

Em segundo lugar – talvez mais importante para aqueles em Ottawa e em outros lugares cujas vidas estão sendo impactadas negativamente pelas contínuas interrupções – o ato permitirá rapidamente ações para encerrar a crise imediata.

Haverá mudanças na forma como as pessoas poderão se reunir. Também haverá designações de novas zonas com protocolos de segurança aprimorados em locais com infraestrutura crítica, operações governamentais, passagens de fronteira e aeroportos.

Serviços adicionais serão fornecidos para pontos sob ocupação, como o centro de Ottawa. Especificamente, serviços como reboque pesado podem ser usados ​​para lidar com a situação de maneiras não disponíveis antes.

Terceiro, a invocação da Lei de Emergências envia a mensagem simbólica de que o Canadá está tratando os atuais bloqueios e ocupações antimandato com a maior seriedade. À medida que Ottawa se aproxima da terceira semana de ocupação, essa ação deveria ter ocorrido muito antes.

No final, todos os desastres são políticos. Haverá um exame de por que demorou tanto para invocar a Lei de Emergências. Mas enquanto isso, o Canadá está telegrafando ao mundo que a ordem pública será mantida – e o governo pode tomar medidas para reprimir essa crise de origem social.

Jack L. Rozdilsky é professor Associado de Gerenciamento de Desastres e Emergências, Universidade de York, Canadá