Luciana Santos diz que unidade da federação pode derrotar Bolsonaro

“A nossa unidade é que pode vencer a agenda bolsonarista. Eu sou otimista, acho que as diferenças são secundárias, as coisas que nos unem são muito maiores. Acho que vamos atravessar bem”, disse a presidenta do PCdoB em entrevista a CartaCapital no YouTube

Luciana Santos (Foto: Ana Cristina Santos)

A presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, afirmou nesta terça-feira (8) que a federação composta, além de seu partido, por PT, PSB e PV pode ser oficializada mesmo sem a resolução de todos os impasses que marcam o atual estágio de negociação.

“A nossa unidade é que pode vencer a agenda bolsonarista. Eu sou otimista, acho que as diferenças são secundárias, as coisas que nos unem são muito maiores. Acho que vamos atravessar bem”, disse Santos em entrevista a CartaCapital no YouTube.

Questionada sobre a falta de acordo em estados, ela disse haver “um entendimento de que a primazia é de quem está no governo”. O problema, como em São Paulo, “é quando nem um nem outro está no poder.”

Nesse caso, Luciano Santos avalia que há “muitas variáveis ​​de escolha” em jogo, como um dos potenciais candidatos em pesquisas e a capacidade de construir uma aliança.

“Mas acredito que algumas equações eleitorais podem ficar pendentes lá para frente. Aquilo que a gente não consegue resolver no prazo [de oficialização da federação] podemos adiar um pouco. O entendimento tem de ser o do conjunto da obra.”

Em Pernambuco, estado governado pelo PSB, houve um avanço: o PT abriu a mão de levar adiante a candidatura do senador Humberto Costa e, agora, a tendência é de que o candidato da federação seja o federal Danilo Cabral, chancelado pelo governador Paulo Câmara .

Um aspecto que joga contra as articulações é o tempo. Neste momento, as determinações do Tribunal Superior Eleitoral fazem com que os partidos tenham de resolver hoje a burocracia da federação até 1º de março – uma data-limite considerada inviável.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal está revisando o julgamento de pedidos apresentados, como o PT, para estender o prazo de oficialização das federações. As siglas pedem que se restabeleça o prazo previsto na lei que criou uma nova modalidade de aliança partidária, ou seja, agosto.

Na próxima quinta-feira (10), as cúpulas de PT, PSB, PCdoB e PV voltarão a se reunir para tentar nas tratativas formar a federação.

Fonte: Carta Capital