Putin diz que estratégia da OTAN elenca Rússia como adversária

Presidente russo deu a declaração após encontrar-se com Emmanuel Macron, que está na região para buscar uma saída diplomática para a crise na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o francês, Emmanuel Macron, encontraram-se nesta segunda-feira (7), em Moscou. Macron está em visita à região, onde busca alcançar uma solução diplomática para as tensões relacionadas à Ucrânia. Durante entrevista coletiva após a reunião oficial, Putin ressaltou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enxerga a Rússia como adversária e agradeceu os esforços de Macron para melhorar as relações entre Moscou e a aliança militar.

Segundo relata a agência russa Sputnik, Putin classificou o encontro com o presidente francês de forma positiva e afirmou que questões de garantia de segurança foram discutidas na reunião. “O presidente russo disse ainda que pontuou durante o diálogo que os membros da OTAN têm inundado a Ucrânia com armamento militar. Putin também destacou que as principais preocupações da Rússia em relação às garantias de segurança foram ignoradas pela Casa Branca e pela OTAN, incluindo prevenir a expansão da aliança para o leste e impedir a implantação de sistemas de armas de ataque perto das fronteiras russas”, informou a Sputnik.

“São precisamente essas nossas preocupações centrais que infelizmente foram ignoradas nas respostas recebidas em 26 de janeiro pelos EUA e OTAN. Além disso, os aliados ocidentais mais uma vez se referiram ao fato de que cada Estado tem o direito de escolher livremente as formas de garantir sua segurança e entrar em quaisquer alianças e blocos militares. Nós, de fato, nunca falamos contra isso. E é verdade, que esses blocos e alianças também não têm a obrigação de aceitar todos que queiram fazer parte delas. Essa também é uma coisa óbvia”, disse Putin, de acordo com a agência de notícias russa.

Fonte: Portal da agência Sputnik.