Orlando Silva diz que está avançada a formação de federação de partidos

“No campo da esquerda está bem avançada a federação unindo PT, PSB, PCdoB e PV. Já há estatuto proposto, dinâmica de direção e compromissos”, disse o deputado

Orlando Silva (foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

“Não há lentidão nesse processo de criação das federações partidárias. Ao contrário: ele está acelerado ante tudo o que precisa ser observado pelas legendas que desejam marchar juntas por quatro anos”, disse o deputado Orlando Silva em entrevista ao programa Sua Excelência, O Fato, que foi ao ar na TV 247 na última 5ª feira, 3 de fevereiro. “No campo da esquerda está bem avançada a Federação unindo PT, PSB, PCdoB e PV. Já há estatuto proposto, dinâmica de direção e compromissos”, seguiu ele. “Avançam as negociações do PSOL com a Rede para uma outra Federação e também do PSDB com o Cidadania”.

Para Silva, “é importante ressaltar que as negociações são delicadas porque o instituto da federação é uma revolução no tipo de aliança política que sempre se fez no Brasil”. Pela regra, uma vez unidos numa federação, as siglas atuam juntas no Congresso Nacional por quatro anos – ou seja, por toda uma legislatura.

A estrutura de liderança, de orientação de bancada, de funcionamento partidário, é única. Nas eleições municipais de 2024 essas legendas reunidas agora numa Federação terão de seguir unidas. Só a seis meses do pleito de 2026 o universo de federações poderia ser redesenhado com uma nova composição. “É tudo muito novo, mas vai melhorar o sistema”, crê Silva, autor do projeto de lei original que deu origem ao sistema brasileiro de federações partidárias.

Fonte: Brasil 247